O esporte sempre esteve em evidência em São Caetano do Sul. E, nos últimos anos, um segmento vem ganhando destaque: o esporte adaptado para pessoas com algum tipo de deficiência. A divulgação sobre as diversas modalidades e de oportunidades para praticá-las podem contribuir significativamente para que a cidade avance no acesso a inclusão e a iniciação a essa prática esportiva.
Por isso, o vereador Flávio Rstom (PTB) apresentou projeto de lei que inclui a prática de modalidades adaptadas para pessoas com deficiência nas escolas da rede pública e centros esportivos do município. As atividades farão parte dos programas esportivos já existentes na cidade.
“O objetivo da proposta é ampliar a inclusão social, oferecendo a possibilidade para que esse público, que merecem atenção especial, conheça as modalidades e seus benefícios”, explica Rstom.
A prática do esporte adaptado contribui para o desenvolvimento das habilidades físicas e cognitivas dos participantes e melhora seu repertório motor. Ainda, desenvolve a socialização, amplia a auto-estima e favorece a inclusão social das pessoas com alguma deficiência.