Todos sabem que a cidade de São Paulo virou um grande centro para as mais diversas exposições e que, cada dia mais as pessoas estão aderindo e inserindo a arte para suas vidas. Até já discutimos sobre o assunto no blog em uma entrevista com o diretor do MIS (Museu da Imagem e do Som), André Sturm.
Pelo fato de algumas exposições serem mais divulgadas que outras, algumas que merecem destaque acabam ficando em segundo plano e são poucos visitadas. E uma destas é a mostra Cartas do Modernismo – Mario de Andrade. A exposição, que acontece no Centro Cultural Correios, conta um pouco do movimento modernista no Brasil através de cartas trocadas entre Mario de Andrade e diversos artistas, escritores e intelectuais da época, como Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira, Candido Portinari, Anita Malfatti, entre muitos outros.
Além das cartas, que também estão disponíveis em áudio – algumas narradas pelo ator João Paulo Lorenzon, a exposição também apresenta diversas obras de alguns dos artistas citados acima. Você também pode conferir o documentário Um Homem Desinfeliz, que mostra São Paulo através do olhar poético de Mario de Andrade; e, por fim, fotos da viagem de Mario pela Amazônia.
O espaço dedicado à exposição não é tão grande, porém, mais que suficiente para você ingressar no movimento modernista brasileiro (aconselho perder (ou ganhar) muitos minutos ouvindo as narrações das cartas). Aproveito o texto para chamar a atenção do Centro Cultural Correios, um lindo espaço que até pouco tempo não conhecia, localizado no centro da cidade (final da Av. São João – quase no Vale do Anhanga-baú), em um belíssimo prédio que pertence ao Correio.
A mostra Cartas do Modernismo acontece até o dia 15 de novembro, de terça a domingo, com entrada gratuita. Não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram e assine o nosso canal no Youtube.