Jorge Salgado solicita realização de cateterismo em São Caetano do Sul

O vereador e Líder do Governo da Câmara Municipal, Jorge Salgado, solicitou em seu projeto de lei a realização de cateterismo pela Rede Municipal de Saúde de São Caetano.

Segundo o Vereador, a aprovação deste projeto poderá salvar vidas ao atender os munícipes que estão há muito tempo na fila de espera para a realização deste procedimento.

O cateterismo é um exame indicado sempre que há a necessidade de se avaliar ou confirmar algum tipo de complicação nas válvulas cardíacas, nos vasos pulmonares, no músculo do coração ou na artéria aorta. Também é utilizado em casos de emergência, durante um infarto agudo, por exemplo.

O exame não possui contraindicação, porém em alguns casos a realização do cateterismo deve ser evitada até que o paciente venha a ter boas condições clínicas, para que possa ser realizado com maior segurança.

O exame é realizado somente em hospitais ou centros de referência em HAP que tem serviço de hemodinâmica, UTI ou CTI. Se não houver a hemodinâmica, o exame pode ser realizado num leito UTI/CTI.

A demanda é grande, por conta disso, Jorge Salgado acredita que o município poderá contribuir muito com a inserção deste exame tão solicitado na Rede Municipal de Saúde.