Demonstrando fortes justificativas, o vereador Cidão do Sindicato apresentou em sessão na Câmara Municipal o Projeto de Lei que institui o estímulo à criação da Creche 24 horas no município de São Caetano do Sul, reportando como uma ação de grande benefício social e uma iniciativa pioneira.
Cidão do Sindicato enaltece a funcionabilidade da creche, como existe hoje, mas que, ao passar para atendimento 24 horas, passaria a garantir o atendimento médico, boa e saudável alimentação, além de boa guarda e assistência da criança para um grande número de mães que hoje estão impedidas de trabalhar, já que as vagas oferecidas são para trabalhos noturnos. Esclarece o vereador do partido Solidariedade que “a fim de atender as mães que trabalham nos turnos da noite e da madrugada, algumas creches deveriam funcionar 24 horas por dia”.
Também explica que “o atendimento seria destinado a bebês de berçário e crianças que ainda se encontram foram da idade escolar de ensino fundamental, durante o período entre 18h e 8h do dia seguinte, com a utilização das creches existentes e adaptadas para a prestação do serviço.
O documento apresentado por Cidão do Sindicato define ainda que mães que trabalham a noite para garantir o sustento de suas famílias e não tem com quem deixar seus filhos pequenos acabam tendo que pedir demissão de seus empregos duramente conquistados, devido à falta desta opção.
Em outro ponto podemos ler que “As leis devem acompanhar a evolução da comunidade a que servem. Se existem cada vez mais mulheres trabalhando à noite, precisamos propor alternativas para que o município continue a oferecer o serviço de creche a seus filhos, que não podem ficar trancados em casa sozinhos, abandonados á própria sorte e correndo riscos.
Instituindo-se a Creche 24 horas, além de mais ampla assistência à criança, permite tanto a mãe como o pai possam trabalhar em segunda jornada. Hoje muitas empresas atuam em três turnos de produção. Existem profissões que justamente a noite são mais requisitadas, tais como garçonetes, camareiras, cozinheiras, taxistas, vigias, demais trabalhadores do setor de bares, restaurantes, casas noturnas, além de outros setores, como o de Saúde, explica o parlamentar, que também preside o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul.
Cidão do Sindicato, termina explicando que “a Creche 24 horas é mais do que um direito dos cidadãos de nossa cidade, é uma prova de respeito e amor aos munícipes de São Caetano do Sul”.