Galeria avança em direção a rua Jurubatuba no centro da cidade

Obras do Drenar avançam em galeria sob a Rua Jurubatuba em São Bernardo

Galeria, com 1015 metros de comprimento e 6,2 metros de diâmetro, vai levar a água da chuva até o piscinão do Paço

O Programa Drenar, conjunto de obras de combate às enchentes em toda a cidade executadas pela Prefeitura de São Bernardo, entrou em nova fase na região central. O trabalho agora está concentrado na construção de uma galeria sob a Rua Jurubatuba que terá 6,2 metros de diâmetro e 1015 metros de comprimento.

O túnel da galeria terá início na Alameda Glória e vai seguir até o piscinão do Paço Municipal. Os trabalhos, que começaram há 20 dias, ocorrem durante 24 horas por dia em três frentes de trabalho. A três frentes juntas avançam, por dia, cerca de 4,5 metros.

Galeria avança em direção a rua Jurubatuba no centro da cidade

O secretário de Serviços Urbanos explicou que a intervenção sob a Rua Jurubatuba é primordial para o funcionamento da drenagem nessa região. “Essas galerias vão levar a água da chuva captada até o piscinão. De nada adiantaria termos o reservatório no Paço concluído se a água não tivesse por onde entrar”, disse. A previsão é que as obras sob a Rua Jurubatuba sejam concluídas até setembro de 2016, quando também devem terminar os trabalhos no reservatório do Paço. A frente de trabalho no Paço deve ser retomada em fevereiro do ano que vem.

O piscinão no Paço Municipal terá capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água. Com a intervenção e a construção de galerias na Av. Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes do Centro, serão coisa do passado.

Além da região central, outros bairros da cidade estão recebendo obras do Drenar: Vila Vivaldi, Vila Helena, Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Vila Euclides, Baeta Neves, Nova Petrópolis, Santa Terezinha, Demarchi e também nas vias João Firmino (Assunção) e MMDC (Paulicéia).