Jogadoras das equipes que disputarão a Liga de Basquete Feminino: Santo André foi campeã da primeira edição

Santo André e Americana abrem Liga de Basquete Feminino hoje

Equipe é a única representante do Grande ABC na competição nacional, que foi lançada na terça-feira (17) em São Paulo; primeiro jogo será fora de casa

A temporada 2015/2016 da Liga de Basquete Feminino foi lançada oficialmente, na terça-feira (17) pela manhã, no Teatro Omni, na sede social do Corinthians, com a presença de jogadoras, técnicos, dirigentes, patrocinadores e ex-atletas da Seleção Brasileira. Mas somente hoje, a partir das 20h, no Centro Cívico Milton Fenley Azenha, em Americana (SP), que a competição começa pra valer, principalmente para Santo André/Apaba que, logo de cara, enfrenta o atual bicampeão Corinthians/Americana. Nesta sexta edição, seis equipes participam do torneio – no ano passado foram dez.

O que foi contemporizado por Hortência Marcari, a eterna rainha e um dos principais nomes do basquetebol feminino mundial. “Independentemente do número de equipes, aqui estão as melhores atletas da competição que antecede um ano olímpico e dentro de nossa casa”, afirmou a ex-atleta, convidada especial na cerimônia oficial da LBF, que pela primeira vez tem parceria da LNB (Liga Nacional de Basquete).

Jogadoras das equipes que disputarão a Liga de Basquete Feminino: Santo André foi campeã da primeira edição

Além de Santo André e Americana, participam Presidente Venceslau (SP), Sampaio Correia Basquete (MA), Maranhão Basquete (MA) e Uninassau/América (PE). As equipes se enfrentarão em turnos dobrados. Ou seja, os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitantes. No total, 20 partidas serão realizadas na fase de classificação.

Campeã da primeira edição do torneio (2010/2011), Santo André, mais uma vez, será a única representante do ABC. Neste ano, a equipe andreense traz novidades para quadra. Depois de 32 anos no comando do time adulto, Lais Elena Aranha Silva cedeu seu lugar para Arilza Coraça, que, até então, trabalhava como assistente técnica. A experiente Lais Elena, agora, atua como supervisora das categorias de base do basquete feminino andreense.