Chutando o Balde – 2

Espaço reservado para o desabafo da munícipe MARIA JOSÉ GONÇALVES – Psicóloga

POSTOS DE SAÚDE DE SÃO CAETANO CABIDE DE EMPREGOS E DA INCOMPETÊNCIA

São Caetano, uma cidade que cada vez mais se mostra como um grande Engano em todas as áreas principalmente na Saúde. No dia 24 de outubro, próximo passado, um sábado, iniciei meu calvário por conta de dores abdominais, fui ao PRONTO SOCORRO ALBERT SABIN, passei pela consulta com um destes médicos residentes que compõem o quadro médico, foi indicado medicação, Buscopan e exames de urina e sangue. Como minha ficha é prioridade VERDE, IDOSO perguntei a atendente se era melhor fazer os exames ou a medicação, ela me disse que como estava com dores, era melhor medicar, aguardei mais de 1 hora e quando entrei na sala 16, disse ao atendente que se soubesse que ia demorar tanto, tinha feito os exames primeiro, ele me disse ‘ esperou uma hora ? “Então tá no lucro”, que educação, só havia 3 atendentes na medicação, quando deu 21 horas todos foram embora e ai um atendente da emergência chegou para ajudar e ficou ligando pra todos os setores, para ver quem podia ajudar. e a sala de espera lotada.

NO DIA 27/10/2015, COMO AS DORES PIORARAM FUI NOVAMENTE NO PRONTO SOCORRO, FUI ATENDIDA PELA DRA GABRIELA MOINHOS, QUE SOLICITOU EXAMES DE SANGUE E URINA, O DIAGNÓSTICO FOI PIELONEFRITE, ELA ENTÃO INDICOU 14 injeções de Rosefin, a primeira tomei la mesmo no ps, as demais teria que tomar nos postos de saúde Gentil Rstom ou Locatelli, daí começou meu calvário, no primeiro dia como estava de atestado médico fui no gentil Rstom a tarde, tomar a injeção, quando cheguei lá, procurei me informar qual é o procedimento, na recepção um bando de funcionários sem fazer absolutamente nada, pois tem muita gente nesta função neste posto, começaram a dizer que tinha que pegar senha etc… Mas eu disse que era apenas uma injeção. Quando por sorte uma moça muito atenciosa, chamada Eliana, que sempre foi a melhor atendente deste posto, pegou meu prontuário e fui para a sala de enfermagem, lá uma enfermeira me disse que as injeções que tinham era somente para os pacientes que já estavam tomando as injeções, bom eu fiz um barraco, como assim e eu era o que ? depois de muito agitar, me deram a injeção. No dia seguinte 29/10, fui no Locatelli porque é mais próximo da minha casa, quando cheguei lá a mesma historia, não havia injeção, somente para os pacientes que já estavam tomando, tive que fazer um outro escândalo, ai uma enfermeira chefe chamada Luciana, encontrou a injeção, chamou minha atenção e quando foi aplicar a injeção apertou com tanta força meu braço e estourou a minha veia. Aí mandou outra pessoa para fazer a injeção. Ai entrou o feriadão fui ao pronto socorro, apesar da longa espera foi tudo bem na 3ª feira dia 03/11, retornei ao trabalho, sou psicóloga em um Sindicato em Santo André, meu horário de trabalho é das 8 as 18 horas, e não tenho carro, então minha rotina para continuar o tratamento foi descer na Goiás vindo de santo André, esperar mais de meia hora por um ônibus que fosse na Av. Tiete na Vila Gerty, um transito louco, la chegando novamente enfrentei o cabide de empregos dos atendentes e a informação que a injeção não tinha, tive que armar barraco para tomar a injeção, ai a dra. Conceição que deve ser a chefe autorizou a aplicação, claro fazendo cara feia, o posto que estava todos os dias lotado, com a tal historia do 3º turno, expliquei a ela que levanto as 5 horas da manha com marido, trabalho o dia inteiro em Santo André, tomei dois ônibus para la chegar e ainda estava com muita dor, ela passou a me atender então com má vontade, mas consegui fazer as injeções. na quinta feira liguei para o Locatelli perguntando se havia a injeção, a enfermeira Luciana me disse que havia 2, se eu chegasse antes de algum outro paciente tudo bem se caso acabasse eu teria que ir no Rstom, eu lhe disse que precisava de uma resposta rápida pois estava vindo de ônibus de Santo André e que lá é bem mais perto da minha casa, mas ela disse que não podia fazer nada, então fui no Rstom mesmo e ali fiquei ate o termino da semana.

Vejam só que maratona para tomar uma simples injeção, moro próximo da Kennedy, ou seja a 10 minutos do pronto socorro, mas não pude tomar a injeção todos os dias lá. Porque é assim a burocracia da secretaria da saúde de São Caetano.

Outra coisa inexplicável para mim é o tal do 3º turno, sempre pensei QUE ISSO FACILITARIA A VIDA DAS PESSOAS QUE TRABALHAM das mães que não tem tempo durante o dia para levar seus filhos tomar vacina ou consultar, mas o que se vê são idosos, muitos,que têm todo o tempo do mundo e donas de casa, tomando espaço nos postos, até mais de 20 horas, todos os dias que fui no gentil Rstom o posto estava superlotado após 19 horas. e ouvi muitas pessoas reclamando que não conseguem se consultar porque os idosos estão sempre lá na frente e pegam as senhas que parecem são somente 10 por dia. Não tem médico, não tem remédio, mas funcionário preguiçosos e incompetentes tem demais nos postos esta é a administração do dr. Paulo Pinheiro.

São Caetano cidade do engano!

Maria José Gonçalves – psicóloga