Taxa de desemprego no ABC tem segundo mês de queda

Pela segunda vez consecutiva, a taxa de desemprego registrou queda no ABC, passando de 13,1%, em setembro, para 12,5% em outubro. No mês anterior a taxa já havia caído em relação agosto, mês em que atingiu 13,6%. Apesar da redução, a taxa está 2,2% acima do registrado em outubro de 2014. Os setores que mais contrataram foram Comércio e Indústria da Transformação, que geraram 14 mil e 5 mil postos de trabalho, respectivamente. As informações são da Pesquisa de Emprego e Desemprego), realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, divulgada na quarta-feira (25).

O contingente de desempregados foi estimado em 173 mil pessoas, 9 mil a menos do que no mês anterior. Este resultado decorreu da relativa estabilidade do nível de ocupação (geração de 3 mil postos de trabalho, ou 0,2%) e da redução da PEA – (6 mil pessoas saíram da força de trabalho da região, ou -0,4%).

Para o economista da Fundação Seade e coordenador da pesquisa, Alexandre Loloian, o movimento de queda da PEA está relacionado ao desânimo provocado pela atual situação econômica.