Equipamentos da área de Saúde foram sucateados nos últimos três anos

Fila Zero: Prefeitura inova e cancela cirurgias bariátricas

Que a Saúde de São Caetano está mal, toda a população que utiliza os postos de saúde do município, UBSs, hospitais e pronto socorro sabe muito bem que a administração de Paulo Pinheiro deixou os munícipes sem nenhum amparo no quesito saúde nos últimos três anos.

Primeiro cortou principais medicamentos, cortou o cartão onde todos os idosos tinham o direito de adquirir medicamentos que não tinham na rede pública, cortou as cestas básicas, contratou funcionários sem qualificação para o atendimento na rede de saúde, demitiu médicos e não contratou para reposição, sucateou todos os equipamentos essenciais da rede, como raio x e mamógrafos. Eliminou parcerias com principais laboratórios de análises clínicas (exames que se faziam em questão de dias hoje demoram acima de quatro meses para serem feitos).

Equipamentos da área de Saúde foram sucateados nos últimos três anos

Dentre todos os descasos na área, o munícipe ainda viu cair a qualidade no atendimento médico, e algumas especialidades serem excluídas da rede municipal por falta de mão de obra especializada – como as cirurgias bariátricas.

O caso das cirurgias bariátricas foi ventilado no início da semana passada via redes sociais, não divulgado oficialmente, mas, questionado pelo doutor Roberto Júnior, o qual em defesa da administração cujo prefeito também é médico, – que o custo das cirurgias é altíssimo por isso era somente feito uma cirurgia mês, e quem sempre seria o beneficiado é o morador de fora de São Caetano e não o munícipe que ficava a espera, por isso teriam sido cortadas.

Ainda continuando, o mesmo médico disse que as cirurgias seriam retomadas por equipe médica que estaria sendo contratada pela administração e estariam sendo retomadas as cirurgias o mais breve possível ainda em dezembro.

Por serem cirurgias caríssimas que requer médicos especializados, a prefeitura não tem obrigação de fazê-las em moradores de outras cidades, portanto quantos pacientes de outros municípios da região fizeram cirurgias bariátricas aqui? – quantos cidadãos de São Caetano estão na fila e não conseguem este benefício? – As afirmações do doutor Roberto Júnior são verídicas quanto aos pacientes de outras cidades? – Por que a prefeitura mesmo não divulga oficialmente a lista de pacientes de fora e munícipes na fila de espera de cirurgias?

As perguntas são feitas, mas a prefeitura e muito menos o prefeito Paulo Pinheiro não se habilitam em respondê-las, visto que não é de interesse deles divulgar estes dados. O jogo de empurra é mais fácil fazer, portanto somente a população apelar a justiça através do Ministério Público para saberem a verdade dos fatos.

Enquanto isso, a administração acaba com as filas de cirurgias, simplesmente abandonando os programas ou cortando-os. Assim é muito fácil administrar Sr. Prefeito.