O vereador e Líder do Governo na Câmara Municipal, Jorge Salgado, propôs em seu Projeto de Lei a realização de uma semana de conscientização sobre a microcefalia.
A Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.
Não existe tratamento para a cura da microcefalia, mas existem procedimentos que podem ser realizados desde os primeiros anos para melhorar o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.
De acordo com Jorge Salgado a orientação é muito importante, pois, em novembro o governo federal decretou, estado de emergência em saúde pública. De agosto para cá, foram registrados 141 casos de microcefalia, o número é 15 vezes superior à média apresentada no período de 2010 a 2014: 9 casos por ano.
Uma das possibilidades é que o surto esteja associado ao zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que provoca a dengue. O vírus causa uma reação que até agora era dada pouca importância nos adultos: febre baixa, coceiras, manchas vermelhas pelo corpo.
O aumento de casos de bebês com microcefalia coincide com o período em que gestantes poderiam ter tido contato com o vírus.
Portanto, é por conta deste surto que está ocorrendo no Brasil, que é muito importante conscientizar a população sobre as causas, tratamentos e consequências da microcefalia.