O Vereador e Líder do Governo na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, Jorge Salgado, solicitou em seu projeto de lei a realização de uma Semana de Orientação e Conscientização para as mulheres referente a importância do exame preventivo de trombofilia antes do uso de anticoncepcionais.
A mulher que possui trombofilia tem propensão a desenvolver trombose e outras alterações em qualquer período da vida, inclusive, durante a gravidez, parto e pós-parto, devido a uma anomalia no sistema de coagulação do corpo.
Recentemente, inúmeros casos de trombose em mulheres estão sendo relacionados ao uso de anticoncepcional.
Atualmente, não há uma prática pelos médicos de solicitarem exame para detectar a trombofilia antes de prescreverem contraceptivos hormonais às mulheres. Trata-se de um procedimento que, certamente, pode salvar muitas vidas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em dezembro de 2014, emitiu nota informando que o anti-concepcional é contraindicado às mulheres portadoras de trombofilia.
Deste modo, o Vereador Jorge Salgado apresentou esta proposição a fim de orientar e conscientizar a sociedade para que as mulheres conheçam os riscos e procurem a prevenção através do exame.