Grupo ‘Escritores da Cidade’ promove literatura de S. Bernardo

Reunir talentos, promover debates, desenvolver concursos literários e descobrir caminhos para facilitar a publicação de livros. Essas são algumas das atividades do grupo ‘Escritores da Cidade’, criado em 2015 pela Prefeitura de SBC para valorizar a literatura regional.

Mensalmente, um grupo de 15 autores se reúne para debater e dividir experiências, o que, segundo o escritor Agenor Bevilacqua, um dos participantes, é literariamente enriquecedor. “Como escritor tenho uma atividade muito solitária. Já nos encontros, conversamos sobre o que todos produziram, de que forma foi feito… você vê diferentes ângulos de um mesmo tema, a mesma coisa representada de formas diferentes.”

Agenor começou a participar dos encontros há um ano. Ele, que já tem dois livros publicados (A Guerra de Yuan, de 2015, e O Rato Pensador, de 2002), está para lançar uma nova publicação. “Há mais ou menos 20 anos me considero um escritor, mas a paixão vem desde criança. Lembrome dos meus pais lendo muito em casa, e aquilo já me intrigava. Eu queria saber o que prendia tanto a atenção deles”, conta.

O projeto ‘Escritores da Cidade’ nasceu com o propósito de valorizar os autores da região. Durante as reuniões são debatidas tendências literárias e propostas de incentivo à literatura de São Bernardo.

Os encontros acontecem mensalmente nas diversas bibliotecas do município. O local é informado no Guia da Cidade ou em sua versão online, no site da Prefeitura, www.sao bernardo.sp.gov.br/guiadacidade.