A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Santo André, se reuniu com aproximadamente 150 moradores dos Núcleos Habitacionais Nautilus, Laplace e Esfinge, no pátio da EE Nelson Pisotti, no Jardim Carla, para informar sobre o andamento do processo de urbanização do Complexo Cassaquera, no qual esses núcleos estão inseridos.
Esta é a segunda reunião com moradores do Complexo. A primeira aconteceu no último dia 28 de janeiro, quando a Secretária-Adjunta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Denise Zirondi, pediu paciência aos moradores dos Núcleos Maracanã e Titans. “Nós precisamos realizar um pacto entre nós. Em alguns momentos, vocês ficarão chateados com a Prefeitura e, em outros, a Prefeitura ficará chateada com vocês, por isso, nós precisamos ter paciência, porque os problemas serão resolvidos”, disse. Denise explicou também que a Secretaria irá realizar intervenções pontuais, independentemente, do projeto de urbanização, já que são “necessários e urgentes”.
O Secretário Paulo Piagentini disse que equipes da Secretaria realizarão,o levantamento das informações sociais de todos os moradores dos três Núcleos, visitando casa por casa. De posse desse levantamento, a SDUH, segundo o Secretário, irá elaborar o projeto de urbanização para, em seguida, apresentá-lo à Caixa Econômica Federal para a liberação dos recursos. “Somente depois de finalizado o projeto é que a Secretaria poderá dizer, se alguma família precisará ser transferida para possibilitar o processo de urbanização, e se for o caso, para qual conjunto habitacional. As outras moradias permanecerão na área urbanizada” disse.
O Complexo Cassaquera, composto por 13 Núcleos, surgiu ao longo dos anos por meio de ocupações irregulares. Caracteriza-se pela carência de infraestrutura urbana e equipamentos públicos.
Alguns Núcleos do Complexo estão localizados em cima de córrego canalizado, de nascentes ou do Plano de Ampliação Viária.