Canalização do Córrego Capuava acaba com angústia de moradores do B. Demarchi

Obra está 97% concluída e integra o Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura de São Bernardo

O medo de ver ruas e casas invadidas pela água nos temporais não faz mais parte da rotina dos moradores do Bairro Demarchi. Desde o fim de 2013, o local não é mais atingido pelas cheias em razão das obras de canalização do córrego Capuava e do Ribeirão dos Meninos, que estão 97% prontas, e integram o Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura de S. Bernardo.

As intervenções foram iniciadas em julho de 2012 e resta apenas a conclusão da travessia sob a Rua José D’Ângelo – é preciso o remanejamento de tubulações e cabos das concessionárias Sabesp, Telefônica, Congás e Eletropaulo – e a recuperação do viário na Rua Shultz Wenk, que, a exemplo da João Gerbelli, era uma das mais atingidas pelos alagamentos.

Com a canalização do córrego e o fim das enchentes, foram os roedores que tiveram de mudar de endereço.

Canalização do Córrego Capuava acaba com angústia de moradores do B. DemarchiAo todo foram canalizados 1.790 metros de várzea, do início do Córrego Capuava, na Rua José D’ângelo até o encontro do Ribeirão dos Meninos com o piscinão da Volkswagen. Em alguns trechos o canal é aberto e, em outros, fechado, e mede, na parte mais estreita, 4,20 m de largura e, na mais larga, 8,50 m. São 3 m de profundidade.

Drenar

Em todo o município estão sendo investidos mais de R$ 600 milhões para combater os alagamentos. O piscinão do Paço Municipal, o maior de todo o complexo de obras, terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água.

Com a intervenção e a construção de galerias na Av. Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes do Centro, serão coisa do passado.