SBC retoma última etapa da canalização do Capuava

Prefeitura constrói galeria na Rua José D’Ângelo; não há mais registro de alagamentos

Agora sem entraves, e com o remanejamento de tubulações de água, luz, energia, gás e telefonia em uma travessia da Rua José D’Ângelo, a Prefeitura de São Bernardo deu início à última etapa da canalização do córrego Capuava, no Bairro Demarchi. No local está sendo construída uma galeria de águas pluviais. As obras integram o Drenar, programa de combate às enchentes na cidade, e já estão 97% prontas.

Conforme explicou o engenheiro da empresa responsável pelo serviço, Turíbio Mendes Barbosa, desde dezembro a Administração aguardava que a Sabesp, a Eletropaulo (postes e fios), a Comgás (tubulação de gás) e a Vivo (cabos de fibra ótica) fizessem suas intervenções na área para finalizar a construção da galeria.

A previsão é de que a conclusão da obra na via ocorra em abril. Ainda faltam a concretagem das vigas laterais, a cobertura com laje da galeria e aguardar a secagem do concreto para fazer o aterramento e o recapeamento. “Após a concretagem, é preciso aguardar cerca de 20 dias para a secagem do concreto. Só então o restante pode ser feito”, explicou Barbosa.

Por conta das intervenções já realizadas e que abrangem também o Ribeirão dos Meninos, desde o fim de 2013 o bairro não é mais atingido pelas cheias. A obra foi iniciada em julho de 2012. A Administração também já está recuperando o viário da Rua Shultz Wenk, que, a exemplo da Rua João Gerbelli, era uma das mais atingidas pelos alagamentos.

Ao todo foram canalizados no Bairro Demarchi 1.790 metros de várzea, do início do Córrego Capuava, na Rua José D’Ângelo, até o encontro do Ribeirão dos Meninos com o piscinão da Volkswagen. Cerca de 450 metros do canal é fechado. Na parte mais estreita o córrego tem 4,20 m de largura e, na mais larga, 8,50 m. São 3 m de profundidade.

SBC retoma última etapa da canalização do Capuava