Parque Escola tem curso sobre plantas comestíveis não convencionais

Atividade, gratuita, faz parte da programação do espaço que tem, ainda, curso de pintura em tela, oficina de terrário e visita exploratória para toda a família

No Brasil existem cerca de 10 mil plantas comestíveis, mas nas mesas da população a variação do cardápio chega a 170 tipos apenas. Essas plantas, que são alimentos mas não estão nos pratos de milhares de brasileiros, recebem o nome de Plantas Comestíveis Não Convencionais (Pancs) e podem ser encontradas até hoje em vários quintais. Para os interessados em aprender a reconhecer as PANCs e preparar receitas com elas, acontece nos dias 13 e 14 de abril, das 9h às 12h, o curso de Pancs, dentro programação de abril do Parque Escola.

Capuchinho, Ora-pró-nobis, dente de leão e serralha são exemplos de Pancs que podem ser facilmente encontradas. “A valorização das Pancs é uma tendência atual, época de busca por uma alimentação mais saudável. Afinal elas são ricas em nutrientes, não são cultivadas em larga escala, não são trangênicas e não recebem agrotóxicos”, destacou a engenheira agrícola e ambiental do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verde), Naraísa Moura E. Coluna.

Segundo Naraisa, pesquisas da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) apontam que a redução do hábito de consumir estas plantas ocorreu no decorrer dos últimos 100 anos, movidas pelo processo de domesticação dos alimentos e o crescimento da agroindústria. “ Mas no meio rural, muitas pessoas ainda conservam este conhecimento”, destacou.

O curso acontecerá em duas datas, sendo que no primeiro dia, Naraisa ensinará a reconhecer as PANCs e abordará a importância da identificação correta da planta, antes do consumo. No segundo dia, serão feitos três deliciosas receitas com Plantas não Convencionais.

Programação do mês – Além disso, o Parque Escola promove este mês o curso de Pintura em Tela, que tem início dia 11 de abril, às 9h, e o de Introdução à Permacultura, que é um sistema de desenho ambiental fundado em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, desenhar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável, no dia 5 de abril.

A programação do mês traz ainda oficina para quem quer aprender a construir um Ecotelhado, no dia 19, e uma oficina para quem quer aproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão líquido, no dia 18, e oficina de terrário também no dia 19. Quem gosta de trabalhos artesanais pode, no dia 25 de abril, participar de uma oficina de construção de mandalas, com elementos da natureza como folhas, galhos e pedrinhas.

Para quem não conhece a beleza dos diversos espaços do Parque Escola, a programação de abril tem, ainda, mais uma oportunidade de visitação. O espaço vai promover uma atividade de observação das aves que freqüentam o Parque, no dia 28, e uma visita monitorada, para que o público conheça locais como o bosque com vegetação da Mata Atlântica, o cactário e os canteiros de plantas carnívoras.

Todas as atividades são gratuitas. As inscrições podem ser feitas até dois dias antes do início da atividade pelo telefone 3356-9050

PINTURA EM TELA
Curso de noções básicas de técnicas de pintura em óleo sobre tela.
Dias: 11, 18 e 25 de abril e 02, 09, 16, 23 e 30 de maio
Horário: 9h às 11h30
15 vagas

INTRODUÇÃO À PERMACULTURA
A Permacultura é uma cultura que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Dia: 5 de abril
Horário: 19h30 às 21h30
30 vagas

PLANTAS ALIMENTARES NÃO CONVENCIONAIS (PANC’S).
O curso dará dicas e algumas receitas de como nos alimentar de variedade de espécies vegetais com alto poder nutritivo que estão esquecidas ou desconhecidas atualmente, normalmente encontradas nos nossos quintais.
Dia: 12 e 14 de abril
Horário: das 14h às 17h
30 vagas

ECOTELHADO
Ecotécnica onde se utiliza o espaço do telhado/laje para expandir a flora, trazendo benefícios ambientais.
Dia: 19 de abril
Horário: 19h30 às 21h30
30 vagas

OFICINA DE SABÃO LÍQUIDO
Oficina de sabão líquido a partir da reutilização de óleo de cozinha.
Dias: 18 de abril
Horário: 9h00 às 11 h00
15 vagas

TERRÁRIO
Oficina de confecção de Terrário a partir da reutilização de vidros previamente limpos e higienizados. O Parque Escola fornecerá os materiais necessários. Ao final da oficina o inscrito sairá com seu Terrário pronto. Para participar dessa oficina o inscrito deverá trazer um vidro vazio e higienizado (tipo palmito ou maionese).
Data: 19 de abril
Horário: 8h30 às 10h00
30 vagas

OFICINA DE CONFECÇÃO DE MANDALAS (Círculos)
As Mandalas serão confeccionadas a partir de elementos naturais descartados pela própria natureza, como folhas secas, pequenos galhos caídos das árvores ou simplesmente pedrinhas coloridas.
Data: 25 de abril
Horário: Das 14hs às 17hs.
15 vagas.
Local: Salão de exposição – Parque Escola

OBSERVAÇÃO DE AVES
Atividade lúdica para a família. Visa a aprendizagem das questões ambientais através da observação de aves do Parque Escola.
Data: 28 de abril
Horário: das 8h30 às 10h00
15 vagas

VISITA EXPLORATÓRIA NO PARQUE ESCOLA
Atividade lúdica para a família. Visa apresentar aos munícipes os espaços do Parque Escola. O cactário, canteiros de plantas carnívoras, Articulados, Horto medicinal, entre outros.
Data: 14 de abril
Horário: das 14h00 às 16h00
20 vagas

Serviço

Programação de abril do Parque Escola
Data: à partir do dia 5 de abril
Local: Rua Anacleto Popote, 46, bairro Valparaíso – Santo André
Inscrições e informações: 3356-9050 -parqueescola@santoandre.sp.gov.br

Parque Escola tem curso sobre plantas comestíveis não convencionais