A hipnose tem sido historicamente utilizada como ferramenta terapêutica auxiliar em várias áreas da saúde e do conhecimento científico (integrando equipes multidisciplinares). Atuando apenas como terapia coadjuvante não substitui o atendimento médico, psicológico ou odontológico, porém seus benefícios são comprovados e têm trazido o alivio para as pessoas que procuram.
Muitas pessoas evitam ou abandonam seu tratamento odontológico por “medo de dentista”. Podemos pensar que o medo de ir ao dentista é o nome que se dá ao conjunto de medos e fobias que são despertados em um indivíduo quando surge a necessidade de uma visita ao dentista.
Em vários casos o paciente não encontra a ajuda para superar seus medos e muitas vezes não é compreendido em seu sofrimento. Há relatos de pessoas que ficaram traumatizadas em razão de situações de sofrimento durante um tratamento odontológico e evitam buscar os serviços deste profissional.
Como a hipnoterapia pode auxiliar no controle do medo e das variáveis que afastam o indivíduo do tratamento odontológico?
A hipnose se utiliza de um relaxamento ou estado modificado de consciência para realizar a aprendizagem e alcançar seus objetivos. Durante o transe hipnótico (estado modificado de consciência) o cliente está totalmente consciente e é capaz de interromper a sessão quando desejar. O relaxamento ou transe na hipnose é um estado mental especial, em que o cliente grava as sugestões e orientações com maior facilidade. Sempre que uma pessoa está em estado de relaxamento, as possibilidades de mudança no comportamento, nas emoções e percepções são muito mais rápidas e eficazes, pois durante este estado mental as resistências criadas pelos traumas, crenças limitantes e educacionais não interferem no processo, contribuindo assim para o controle do medo da dor e outros.
Como são realizados os atendimentos?
Os procedimentos e as técnicas hipnóticas podem ser executados pelos próprios profissionais diretamente ligados ao tratamento, como por exemplo, os dentistas quando devidamente treinados na técnica da hipnose, como também pode haver uma parceria com o hipnoterapeuta que o auxiliará preparando o paciente para superar suas dificuldades emocionais no atendimento odontológico.
Quais as vantagens do uso da técnica hipnótica?
– Controla o estresse/medo.
– Lidar com o medo de agulha
– Controlar a ansiedade antes e durante o tratamento.
– Controlar a dor.
A hipnose é reconhecida por sua objetividade e como terapia de curta.
Proporciona um bom relaxamento durante os procedimentos odontológicos facilitando o trabalho do profissional.
A hipnose pode se utilizar da regressão de idade para eliminar traumas que interferem no tratamento.
O tema da hipnose é amplo e apenas alguns pontos foram abordados neste texto. O uso da hipnose como técnica coadjuvante na odontologia vai muito além da questão da fobia em relação ao tratamento. A hipnose tem contribuído nesta especialidade em várias questões, como, por exemplo, na salivação, na tendência ao vômito (náusea), reeducação com higiene/hábitos, bruxismo e outros.
Os estudos científicos realizados no campo da hipnose têm comprovado seu valor e sua seriedade.
Muitas pessoas já foram beneficiadas com as técnicas complementares da hipnose e atualmente esses conhecimentos são utilizados no tratamento e capacitação do ser humano em vários campos da ciência.
Texto elaborado por Vagner Melo (Psicanalista e Hipnólogo).
Fones: 97215-0601 (Vivo) / 98332-7919 (Tim)
vagnerhipnoterapia@hotmail.com
Workshop: “USANDO A TÉCNICA HIPNÓTICA NO ATENDIMENTO”
Público alvo: Terapeutas
Dia 07 de maio de 2016
Realização: LUZ INTERIOR
Terapias Alternativas
Reservas e mais informações 11 4238-8619 – tinasimao@gmail.com