Santo André recebe novos veículos para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social

Automóveis irão melhorar a estrutura disponibilizada pelo CREAS e no atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Santo André (CREAS) foi equipado na última terça-feira (5) com três veículos 0Km, modelo Space Fox, com 1.6 cilindradas. Os automóveis irão melhorar o atendimento às famílias e serão utilizados em visitas sociais, condução de crianças e adolescentes ao seu município de origem ou à sua família, atendimento em situação de rua, apoio às ações do Programa Andrezinho Cidadão, entre outras. Até a entrega, o CREAS utilizava os mesmos automóveis da frota da Secretaria de Inclusão, sem especificação para esse tipo de prestação de serviço. Durante a atividade também foi realizada a entrega de uma Van adquirida por meio de repasse do Governo Federal pelo Programa Bolsa Família.

O programa Andrezinho Cidadão é dirigido a crianças e adolescentes que estão em situação de rua no município. As abordagens sociais são realizadas por equipe de educadores nas vias públicas e outros locais com incidência de situação de risco, trabalho infantil e vida na rua. As crianças e adolescentes abordadas passam a participar de atividades socioeducativas, suas famílias referenciadas e acompanhadas pelo CREAS e, quando é identificado que elas não pertencem ao município, é realizada a condução ao município de origem. Todas estas situações são notificadas por meio do Conselho Tutelar.

Os três veículos deverão atender aproximadamente 250 crianças e adolescentes que estão em situação de exploração e abuso sexual ou que circulam pela cidade em atividades de mendicância ou trabalho infantil. Os carros foram entregues à Prefeitura no mês passado, pela Volkswagen do Brasil, como acordo junto ao Ministério Público do Trabalho, em uma ação judicial trabalhista. Já a Van, entregue ao Programa Bolsa Família do município, foi adquirida por meio de repasse de recursos do Governo Federal e deverá atender de forma direta ou indireta cerca de 20 mil famílias que estão cadastradas no programa social.

“Estes veículos proporcionarão acompanhamento mais próximo e sistemático do trabalho de reforço de vínculos familiares e o enfrentamento à violação de direitos das crianças e adolescentes. Além disso, possibilitará maior conforto à equipe, além de melhor atendimento para a população”, destacou a secretária de Inclusão e Assistência Social, Fátima Grana. O CREAS está instalado na Rua Carijós, nº 306, na Vila Alzira. Já o cadastro do Programa Bolsa Família está disponível na Rua Xavier de Toledo, nº 350, região central da cidade.