CHM completa 104 anos e profissionais resgatam sua história

Inaugurado em 1912, o equipamento público de saúde foi primeiro hospital do Grande ABC

Para comemorar o aniversário de 104 anos do CHM (Centro Hospitalar de Santo André), completos no início deste mês, a direção realizou no último dia 25, no anfiteatro do equipamento público de saúde, cerimônia para retomar a história da antiga Santa Casa e homenagear personagens importantes dessa trajetória.

O secretário de Saúde, Homero Nepumoceno Duarte, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais do hospital. “Santo André tem um diferencial na Saúde, que é uma conjunção de fatores históricos, acadêmicos e profissionais. Eu me orgulho muito de fazer parte desta equipe, independentemente da posição que temos no momento. Nós temos de ter mesmo esse espírito de grupo”, afirmou.

O gestor ainda destacou algumas conquistas recentes do CHM e que merecem celebração. “Nesses últimos três anos, o Centro Hospitalar tem muito a comemorar, não só porque continua em processo de transformação, com a reforma e ampliação do Pronto-Socorro, mas também porque já teve muitas melhorias. Entre elas, a ampliação e a modernização dos leitos de UTI Adulto, a enfermaria de traumatologia, a instalação do aparelho de ressonância magnética e as cirurgias realizadas por vídeo-laparoscopia”, acrescentou Homero.

Linha do Tempo

1º de abril de 1911 – é lançada a pedra fundamental da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo (que viria a ser Santo André, posteriormente).
Março de 1912 – é iniciada a construção da Santa Casa.
8 de abril de 1912 – o hospital é inaugurado.
18 de maio de 1952 – por meio do projeto aprovado no Legislativo, a Prefeitura de Santo André arrenda a Santa Casa, que passa a se chamar Hospital Municipal.
1997 – o hospital recebe o nome de Centro Hospitalar de Santo André, após várias ampliações.

CHM completa 104 anos e profissionais resgatam sua história