Jorge Salgado solicita a implantação de motolâncias em São Caetano do Sul

Nesta semana, o vereador e Líder do Governo na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, Jorge Salgado, solicitou ao Prefeito Paulo Pinheiro e à Secretaria Municipal de Saúde, a implantação de motolâncias na Rede SAMU.

A necessidade de uma resposta operacional rápida, eficaz e segura por parte do SAMU, vai ao encontro de necessidades cada vez mais prementes no atendimento às situações de urgência e emergência.

Há um paradoxo a ser transposto pelos serviços de urgência no que diz respeito à resposta imediata ao chamado. O tempo resposta tende a ficar prejudicado devido à lentidão do trânsito ou mesmo à carência de infraestrutura viária.

Cada vez mais, em função do perfil epidemiológico das ocorrências, as emergências pré-hospitalares demandam um tempo de resposta menor, pois as situações costumam ser as mais críticas e responsáveis pelo maior número de sequelas e comprometimentos.

Em diversas partes do mundo, estudos mostram a redução da morbimortalidade tanto em eventos decorrentes de trauma quanto de causas clínicas, em decorrência do atendimento pré-hospitalar com menor tempo resposta. Nesta condição, menores são as sequelas, menores as complicações, menor o tempo de internação e menor o custo total do tratamento. Também costumam ser menores o tempo de reabilitação e o custo desta etapa.

Assim, de acordo com Jorge Salgado, a Motolância se insere num contexto em que se busca a excelência do atendimento, pois seu tempo resposta é menor. É uma so-lução para locomoção mesmo em condições de tráfego ruim nas grandes cidades e também para o difícil acesso em áreas remotas.