Rede Social da Cidadania

“Hoje, todo mundo é jornalista”, costuma dizer o jovem advogado Getúlio de Carvalho Filho, neto de Lavinho de Carvalho, ex-vereador, ex-presidente da Câmara de São Caetano e ex-vice-prefeito do saudoso ex-triprefeito Hermógenes Walter Braido (no mandato 1983-1989). Mas, muito mais que jornalismo, Getúlio Filho pratica de fato a verdadeira cidadania, com a produção e veiculação de seus vídeos nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Snapchat, vídeos esses que vem fazendo muito sucesso entre milhares de internautas.

E por que os vídeos de Getúlio Filho fazem tanto sucesso? Simples, ele percorre ruas, praças e outros equipamentos públicos de São Caetano observando tudo. Quando encontra problema, arma o tripé, instala o smartphone, dispara o play e grava tudo. Depois, exibe nas redes sociais a fim de cobrar solução das autoridades. Quando não oferece as próprias soluções, algumas já adotadas.

Em um dos vídeos mais recentes, exibido no Facebook (o endereço é Facebook-Getulio Filho), o advogado aborda questão que mais aflige parte considerável dos moradores de São Caetano: a crise econômica. E defende políticas públicas destinadas a criar metas e incentivos para que mais empresas não saiam do município, e ao mesmo tempo outras se interessem em instalar-se na cidade.

Em outros vídeos, Getúlio Filho abordar questões como acessibilidade, e chegou a andar em uma cadeira de rodas por calçadas esburacadas de São Caetano, com o objetivo de sensibilizar as autoridades responsáveis para a necessidade de se ter um olha especial para aqueles com dificuldades de locomoção.

Enfim, são inúmeros os vídeos exibidos nas redes sociais pelo advogado Getúlio Filho, hoje filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro) com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das condições de vida de todos os moradores de São Caetano do Sul.