Do anonimato à conquista das Américas

O atleta Alessandro Rodrigo da Silva é o atual campeão das Américas e vice mundial no arremesso do peso

Tudo começou como algo descompromissado e uma maneira de passar o tempo. Hoje, o paratleta de São Bernardo Alessandro Rodrigo da Silva é o atual campeão das Américas e vice mundial no arremesso do peso, além de estar entre os três melhores do mundo no arremesso do disco.

Silva perdeu a visão aos 28 anos por conta de uma toxoplasmose e via o esporte apenas como passatempo. Foi o técnico Walter Agripino quem viu no ex-professor a habilidade para se tornar lançador do peso e do disco: 126 quilos e 1,90 de altura. “Treinei alguns dias e levei a situação como uma distração. Porém, logo na primeira competição, o Campeonato Paulista, fiquei em terceiro lugar”, recorda o paratleta.

Alessandro passou a treinar em São Bernardo em março de 2014, e poucos meses depois conquistou a América nos Jogos ParaPan-Americanos 2015 de Toronto (Canadá). Competindo pela classe 11 (cegos totais), garantiu duas medalhas de ouro, sendo uma no arremesso do peso, com 12,54m, estabelecendo o recorde das Américas e ParaPan-Americano, e outra no arremesso do disco, 36,12m. Já no lançamento do dardo Silva garantiu o quarto lugar.

Morador de Mauá, Alessandro treina entre quatro e oito horas diárias na Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, para tentar garantir o ouro na Paralimpíada Rio 2016. “Não vai ser fácil. Tenho adversários difíceis pela frente, mas estou muito confiante. Tenho apoio da família e uma ótima comissão técnica me ajudando a buscar mais essa vitória.”