No fantástico mundo do futebol amador Cantinho do Zezé Memórias mostra a maravilhosa trajetória do ranking de gols de seis equipes

Cuja liderança pertence ao União Inter Amigos “o futebol show” ilustrando nossa matéria esportiva com oito de seus recordistas para identificação da galera do Bairro São José

União Inter Amigos com a extraordinária marca de 6.382 gols com destaque para o aniversariante da semana finda José Eduardo Tavares de Oliveira “Zé Edú” ocorrido dia 28/05/2016 onde o glorioso atleta Helio da Silva Salgado tem uma incrível performance de 1.154 partidas. “O Saci da Vila Internacional Sport Club” detém a segunda colocação com 3.924 gols, Wagner Odair Henrique “Juca com 203 gols” é seu principal goleador. União Vila São José “a Força Jovem do Esporte” marcou 3.531 gols, Jairzinho com 466 gols é destaque ao lado de José Francisco de Oliveira “Zelão” por atuar 500 jogos cada. Na quarta colocação aparece o São José Futebol Clube com 3.034 gols, José Pires Maia “Zezé” com 513 partidas é o atleta que também lidera a relação dos goleadores com 103 gols, nos dezoito anos no clube. Na quinta colocação “o lendário Sport Club Corinthians Cristaliense” co-irmão da Vila Cristália tem a soma de 2.185 gols, o saudoso José Vitório Reami “Ponteiro” com 260 tentos é o grande goleador alvi negro. Finalmente o caçula F.M.F. FC que completou 200 jogos, 399 gols, cuja campanha é essa: 89 vitórias, 56 empates, 55 derrotas, tem no avante Gaúcho seu principal artilheiro com 30 gols.

19.455 gols é o total geral computado para os seis homenageados.

Em partida realizada sábado último no gramado sintético Victório Dal’Mas reduto do SERC Santa Maria, uma manhã inspiradíssima do atacante Pulguinha que marcou quadro gols, ele que foi o atleta de número 53 no rol dos recordistas do glorioso União Vila São José, no placar completado por Marquinho, não deu a mínima chance para o Futebol Show, tascando 5×0 com essa equipe: Claudinho, Paulinho (Jair), Zé Carlos, Chicão, Eddy, Zé, Edilton, Jabá (Marquinhos), Daniel, Canhotinho e o grande artífice Pulguinha, louve-se também o brilhante trabalho do treinador da A.S.C.S. uma poderosa força que agrega atletas na faixa dos cinquentinha, ao rival, a equipe jamaicana restou o real consolo de valorizar o triunfo: Leandro, Joaquim (Nelson), Freddy, Ricardo, Adriano Kalunga, Marcão (Moisés), Luis Carlos (Helinho), Augusto, Marcos, Zelão e Ratinho. As baixas do futebol show foram Jorginho, Zé Eduardo, Nardinho, Magrão, Dinho que ficaram no departamento médico, aguardando a liberação para os próximos compromissos.

Falei do futebol show… como diz o adágio do Cantinho do Zezé, “a arte de vencer se aprende nas derrotas”… Felicidades amigos!

Em compasso de espera para a Copa Paulista os atletas da AD São Caetano e suas respectivas facções torcedoras conhecem os dez mais que representaram o “Azulão” na Série A2 e suas performances em detalhes (Fonte de dados de José Pires Maia “Zezé”)

Bruno Recife, agora o nono recordista do Azulão, chegou a 163 partidas com 76 vitórias, 41 empates, 46 derrotas, Esley 78 partidas com 33 vitórias, 19 empates, 26 derrotas, Sandoval com 62 partidas tem 30 vitórias, 16 empates, 16 derrotas, Neto com 47 jogos, 26 vitórias, 11 empates, 10 derrotas, Junior Alves com 43 jogos, 24 vitórias, 12 empates e 7 derrotas, Daniel Costa com 31 jogos, 17 vitórias, 8 empates, 6 derrotas, Ferreira 17 vitórias, 10 empates, 4 derrotas para um total de 31 jogos, Jô Fernandes, ele que é responsável por dois recordes a saber: autor do milésimo gol no Estádio Municipal “Anacleto Campanella” e o gol de número 1.800 somando-se aos demais estádios visitados, 30 jogos 17 vitórias, 8 empates, 5 derrotas. NR: Divide com Geovane as honras de goleador com dezenove tentos. Renan com 21 jogos, 11 vitórias, 7 empates e 3 derrotas, completa a lista dos dez mais. Liderados pelo técnico Luis Carlos Martins que tem 98 performances na direção da AD São Caetano.

Quando foi fundado o “Saci da Vila” inspirado no co-irmão de Porto Alegre o Internacional Sport Club completará dia 12 próximo vindouro seu “niver”. Já serão 42 anos de glórias, ele que possui todos os títulos das diversas modalidades a saber Infantil, Dentão, Juvenil, Juniores, Veteranos, Veteraníssimos e Principal em 2014, o que é uma honra no contexto esportivo

Cantinho do Zezé

E como conta a história do futebol profissional da Federação Paulista de Futebol que completou 75 anos de glórias, naquele ano a final foi feita por dois gigantes a saber, Sport Club Corinthians Paulista e Sociedade Esportiva Palmeiras, perante 120.522 pagantes, com renda de CR$ 2.311.658,00 no lendário Estádio Cícero Pompeu de Toledo “Morumbi” que teve como árbitro Dulcidio Wanderley Boschila. Ronaldo foi o gol do Palmeiras aos 24 minutos do segundo tempo, Geraldão (Botafogo de Ribeirão Preto) com 23 gols foi o artilheiro. SE Palmeiras do técnico Oswaldo Brandão, saudosa memória, jogou com: Leão, Jair Gonçalves, Luis Pereira, Alfredo, Zeca, Dudu e Ademir da Guia, Edu Bala, Leivinha, Ronaldo e Nei. Corinthians do técnico Silvio Pirilo com Buttice, Zé Maria, Brito, Ademir e Wladimir, Tião e Rivellino, Vaguinho, Lance, Zé Roberto (Ivan), Adãozinho (Pita). O jogo decisivo ocorreu em 22 de dezembro de 1974, Palmeiras campeão, Corinthians vice.

Gratas recordações que já vão tão distantes…

José Pires Maia “Zezé”

José Pires Maia "Zezé"

José Pires Maia "Zezé"

Articulista da coluna "Cantinho do Zezé", que traz o melhor do futebol nostalgia, contando histórias dos mais diversos clubes que abrangem a região.