Foram abordadas e orientadas mais de 50 pessoas, entre visitantes e pescadores
Equipes de fiscalização da Secretaria de Gestão Ambiental, Guarda Ambiental e Polícia Militar Ambiental estiveram no Parque Estadual Serra do Mar, para uma ação de fiscalização e orientação a visitantes. A atividade, que durou cerca de seis horas e contou com mais de 20 agentes, ocorreu em três pontos do parque, uma unidade de conservação ambiental.
Nos três bloqueios feitos durante a fiscalização, foram abordadas 55 pessoas, 50 delas turistas, que foram orientados sobre a necessidade de estar acompanhados de monitores ao percorrer as trilhas; cinco eram pescadores, que foram retirados do local.
A fiscalização nas trilhas do parque ocorreu em virtude de denúncias de que alguns usuários estariam deixando lixo na mata, em riachos, e até resíduos de fogueiras, o que pode causar a queima da vegetação nativa.
O secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, João Ricardo Guimarães Caetano, explicou que a visitação em unidades de conservação deve seguir regras. “Não se pode subtrair vegetação, pescar ou caçar.
Para percorrer as trilhas é necessário estar acompanhado de monitores e não é permitido fazer fogueiras”, exemplificou.
O secretário destacou que a ideia da ação foi justamente orientar visitantes que frequentam as trilhas que levam às cachoeiras. “Desta vez houve mais orientações a quem estava lá sobre o que não se pode fazer no parque e os cuidados que devem ser tomados durante as visitas. Caso seja flagrada pesca ou caça predatória, as pessoas serão multadas e terão o material apreendido. Essa é uma ação que vai ocorrer em outras ocasiões”, afirmou.
O Plano de Fiscalização Ambiental da Unidade de Conservação do Parque Estadual Serra do Mar foi instituído com a finalidade de orientar a atuação integrada entre a Secretaria de Gestão Ambiental, Polícia Militar Ambiental e Guarda Civil Municipal e tem o objetivo de assegurar a proteção, fiscalização e monitoramento dos recursos naturais do parque.