Carteira de identidade poderá exibir agora tipo sanguíneo

Objetivo é aprimorar o sistema de identificação, além de salvar mais vidas

A partir deste mês, quem for tirar a carteira de identidade nas 70 unidades do Poupatempo poderá pedir a inclusão do tipo sanguíneo no documento.

A informação foi divulgada na última segunda-feira (6) pelo governador Geraldo Alckmin em seu programa de rádio ‘Conversa com o governador’. Segundo ele, “além de aprimorar o sistema de identificação, a iniciativa pode salvar muitas vidas”.

“Saber o tipo sanguíneo e o fator RH é muito importante para a segurança das pessoas. “Quando alguém por algum motivo precisa receber sangue com urgência, a informação no RG pode facilitar o socorro”, disse Alckmin.

Como proceder

Alckmin: tipo sanguíneo ajudará em acidentes graves

Alckmin: tipo sanguíneo ajudará em acidentes graves

O interessado em ter o RG com a informação sobre o seu tipo sanguíneo deverá apresentar original e cópia do laudo do laboratório com data de até dez anos, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. Também será aceita a carteira oficial de doador de sangue.

Na ficha civil do Instituto de Identificação e no RG, o tipo sanguíneo será identificado pelos caracteres A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ ou O-.

Para fazer o RG no Poupatempo, basta agendar o dia e horário pelo aplicativo SP Serviços (celulares e tablets), portal ou Disque Poupatempo (0800 772 3633 – para telefones fixos – ou 11 2930 3650 – para ligações de celulares). Nesses canais, também é possível obter todas as informações sobre documentos necessários para atendimento, taxas, prazos, serviços prestados pelos postos, endereços e horários de atendimento.