As micro e pequenas empresas da região terão R$ 5 bilhões disponíveis para empréstimos, a serem aplicados em capital de giro, com recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Banco do Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente de Sebrae, Guilherme Afif Domingos, durante a 75ª assembleia de prefeitos, realizada na última segunda-feira (6), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
De acordo com Afif, a ação, que começa pelas empresas do ABC, será levada depois para outras cidades da região metropolitana. “Aqui (ABC), por ser uma região industrial, reflete no que acontece no resto do País”, disse.
Para ser contemplada, a empresa tem que firmar compromisso de não demitir nenhum funcionário durante um ano. Aquelas com mais de 10 empregados, devem ter pelo menos um aprendiz no quadro de funcionários.
Os créditos estarão disponíveis a partir do 1º Feirão de Crédito do ABC, que será lançado dia 17 de junho, em local ainda a ser divulgado. “É uma oportunidade para as empresas se reestruturarem e se prepararem para novas oportunidades de mercado”, afirmou Afif. O Feirão é resultado de parceria entre o Consórcio, a Agência de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae.
A proposta do evento é orientar, por meio de palestras, a tomada consciente de crédito, além de apresentar as linhas de recursos disponibilizadas pelas instituições financeiras e promover rodadas de negócios e diagnósticos sobre empreendimentos.
Outro destaque da reunião dos prefeitos foi o Seminário Internacional e Governança Regional: Diagnósticos e Perspectivas. O evento será realizado dias 8 e 9 de junho no campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC (UFABC) e vai discutir a elaboração do Plano Diretor Regional do ABC (PDR-ABC) e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Grande São Paulo.
Em maio, o prefeito de São Bernardo foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. A liderança do órgão permite à região uma posição de destaque para formular propostas de interesse das sete cidades junto ao Plano Metropolitano.