Delegação poderá usar campo do time do Santo André para treinamento do futebol masculino na segunda fase; gramado está sendo restaurado pelo COB
Depois das delegações da Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Zimbabwe, representantes técnicos do Japão visitaram o Estádio Bruno José Daniel, equipamento municipal de Santo André que será utilizado como centro de treinamento das equipes de futebol feminino, a princípio, nos Jogos Olímpicos – de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro. No caso dos japoneses, o local seria utilizado pela seleção masculina em uma segunda fase da competição, a depender da classificação.
Paralelamente, o gramado do estádio está sendo recuperado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), desde o fim de maio – uma empresa foi contratada pelo órgão. Com a trégua das chuvas, a restauração ganhou novo fôlego, inclusive com a entrada das máquinas no campo, o que antes era impossível por conta do campo encharcado. O serviço tem prazo até o dia 23 de julho para ser concluído, sem nenhum custo para a Prefeitura de Santo André. Entre os serviços, estão previstos o corte vertical da grama; aeração e descompactação do solo; cobertura; plano de adubação e controle das plantas daninhas, além de demarcação e pintura das linhas do campo.
Com o término dos Jogos Olímpicos, o gramado será entregue com a recuperação em 100% do sistema de irrigação – o espaço é utilizado pelo Santo André, o popular Ramalhão, time que voltou à elite do futebol e disputará a Série A-1 do Campeonato Paulista, em 2017. Por outro lado, a Administração municipal conclui a obra do vestiário principal até o próximo dia 20, outro local para uso das seleções visitantes no período de treinamento.
“A delegação técnica do Japão visitou o estádio, dias atrás, sem um representante oficial do COB, mas com o aval do órgão, embora o período oficial tenha terminado”, explicou Fábio Rubson da Silva, diretor de Esporte, da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André. O que já havia ocorrido com Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Zimbabwe, todos países que terão seleções femininas de futebol nos jogos.
Outros – O Estádio Bruno José Daniel foi oficializado pelo COB, com aval da Fifa, como local de treinamento para a Olimpíada. No Grande ABC, também serão utilizados o Estádio Primeiro de Maio, na Vila Euclides, em São Bernardo, e o Estádio José Batista Pereira Fernandes, no Jardim Inamar, em Diadema, do recente time Água Santa. Em São Paulo, o treinamento será no campo da Fazendinha, que pertence ao Corinthians. Os jogos oficiais, no entanto, serão comandados direto da arena de Itaquera.
Ainda dentro do clima da Rio-2016, a Tocha Olímpica passará por Santo André dia 23 de julho e será revezada por 32 condutores, quatro deles especialmente indicados pela Pasta – os nomes ainda não são foram divulgados.