São Bernardo revitaliza espaços de cultura e lazer

Para fomentar a produção e apreciação cultural e garantir mais lazer para a população, a Prefeitura de São Bernardo vem revitalizando diversos espaços públicos. Um exemplo é o Centro Recreativo, Esportivo e Cultural da Pauliceia, que passa por ampla reforma e ampliação.

Após as obras, que estão em fase final, o espaço vai oferecer piscina coberta e aquecida, salas de ginástica, oficinas artísticas, ginásio, biblioteca interativa e prédio multifuncional. O local também passará a abrigar a Biblioteca Érico Veríssimo.

Em 2009, apenas um teatro, o Elis Regina, funcionava na cidade. Hoje, graças a investimentos feitos pela Administração, a cidade conta com cinco teatros, além do Auditório Dr. Attílio Zóboli, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação, e do Teatro Inezita Barroso, no Centro Educacional Unificado Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro, que conta com 500 lugares.

A reforma do Teatro Lauro Gomes, no Rudge Ramos, foi a primeira a ser entregue pela Prefeitura, em 2010. As intervenções tiveram investimento de cerca de R$ 1,3 milhão e incluíram a estrutura do palco, cortinas cênicas, readequações dos camarins, coxias, bilheteria, novo telhado, readequação do sistema elétrico, da telefonia, nova pintura, melhorias na sonorização e na iluminação. O Teatro Abílio Pereira de Almeida, no Baeta, foi reformado e passou a abrigar o Centro Livre de Artes Cênicas.

A Biblioteca Monteiro Lobato, um dos espaços culturais mais tradicionais de São Bernardo, teve sua reforma iniciada em março deste ano. Além de recuperar as condições do edifício e revitalizar a praça e o entorno, o projeto, desenvolvido graças a parceria entre a Prefeitura e a Fundação Toyota, prevê oferecer mais conforto aos usuários e segurança ao acervo.

Além desses teatros, a cidade conta com diversos outros espaços com capacidade para receber eventos culturais. A Prefeitura também entregou dois centros culturais totalmente reformados, no Taboão e no Ferrazópolis, e realizou readequações na Pinacoteca, com acervo de 1.373 obras, de 522 artistas.