Quantos defensores…

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

28 de Julho

A Justiça Eleitoral é clara, e este ano está mais rigorosa. Cometeu crime dentro dos moldes estipulados pela legislação, tem de pagar e/ou até ficar inelegível. O jornal Imprensa ABC não tem culpa se o candidato do PEN foi denunciado na polícia por ter pago à algumas pessoas conforme o Boletim de Ocorrência para distribuir panfletos apócrifos dias atrás em São Caetano. O candidato que se explique no TRE e pronto. A população está cansada de pessoas que não assumem o que fazem e não cumprem com suas palavras e mudam de lado ao menor sinal de receber benesses financeiros e não fique jogando culpa em terceiros por seus erros.

Engolindo sapos…

Tanto o presidente da Câmara, Paulo Bottura, quanto ao ex-pré-candidato do PTB, Pádua Tortorello, estão engolindo sapos até agora, depois da rasteira do deputado Campos Machado. O que eles menos queriam era a união com o atual prefeito Paulo Pinheiro na campanha deste ano. A candidatura deles podem estar enterradas definitivamente, até para vereador na cidade se quiserem concorrer. Mas, eles devem ganhar algum espaço, ainda mais que a família do ex-prefeito Tortorello, está em peso apoiando o atual prefeito. Boquinhas, são boquinhas.

Falando em pesquisas eleitorais

A pedido de uns jornais apoiadores da administração Paulo Pinheiro (agora no total de 4 eram 5 – ABC Repórter, Jornal da Região, Folha de São Caetano e Tribuna do ABCD), fizeram uma pesquisa recentemente em São Caetano, visto que o seu candidato estava muito ruim nas duas pesquisas Vox Brasil, divulgadas pelo Jornal Imprensa ABC. Se estava ruim, deve ter ficado pior, segundo comentários de quem viu a pesquisa e os números. Tanto é verdade que o dono do jornal ficou com medo de publicar e ser banido do ninho do PMDB de São Caetano. Só que mostrou também os números para os adversários – que sacanagem! – o que aconteceu? – Qual motivo o levou a mostrar aos adversários? – quem sabe, por que ele mostrou? – está ele prevendo alguma coisa que muita gente ainda não sabe? – vamos aguardar os acontecimentos.

Como tem cara esquecido…

Enquanto que na ânsia de se eleger e/ou criticar a atual administração pinheirista, um candidato a prefeito de São Caetano precisa da imprensa, quando se vê acuado a ataca, como se nunca precisasse dela. Esta é a cara de candidato que não tem compromisso algum com a cidade, muito menos com quem sempre o ajudou. Fica a dica, dá próxima vez, pague antes de precisar de ajuda e não tente vender o que não é seu, para conseguir cargo público e manter seu status de bom moço com “ficha limpa”.

Em Santo André…

Paulinho Serra (PSDB), ex-secretário de Obras do atual prefeito, vai dar trabalho ao prefeito Carlos Grana que tenta reeleição e o ex-prefeito Aidan Ravin, que quer voltar a comandar o Paço Municipal. A luta é árdua, mas Paulinho garante que tem muita munição e tem chances grandes de ser eleito. Seu grande aliado é o governador Geraldo Alckmin.

Em São Bernardo…

Alex Manente do PPS e Orlando Morando do PSDB saem na frente na pesquisa de intenção de votos na cidade. A vantagem de Manente é risível, enquanto que o candidato oficial do paço municipal ligado ao PT, amarga a terceira colocação, bem distante dos dois primeiros colocados. É o PT, perdendo espaço no Grande ABC.

Ops! – ex-vereador erra nome…

Erro inusitado e vaiado. Em discurso inflamado na convenção do PEN – no último domingo, um dos ilustres filiados do partido, o ex-vereador João Rodrigues (Joãografia como é chamado), foi vaiado pelo público presente, ainda bem que não era muito grande, em relação ao do PSDB de José Auricchio e do atual prefeito que só tinha funcionários convocados para o evento. A gafe do ex-vereador em alto e bom som quando convocado pelo anfitrião a dar seu apoio, citou Auricchio, como candidato a prefeito do PEN. A vaia foi total. Até no lado adversário, alguns filiados não acreditam que o presidente do PEN seja realmente candidato.

Mais convenções

As próximas convenções municipais acontecem dias 28 e provavelmente dia 31 de agosto. A do dia 28, será a do PRP, que terá como palco o número 13 da rua Espírito Santo, no Bairro Santo Antônio, a qual homologará a chapa da candidatura de Lúcia Dal’Mas a prefeita e vereadores, mais coligações, e deve acontecer dia 31 a do PR de Fabio Palacio que homologará sua candidatura e de seu grupo de vereadores.

Ainda não aconteceram desistências…

Dá tempo ainda de algum candidato desistir do páreo na corrida ao Paço Municipal de São Caetano, a homologação não quer dizer que ele irá concorrer a alguma coisa, podem desistir no meio do caminho. Só não podem concorrer na chapa de vereador, mas, se fizer algum acordo com o atual prefeito poderá compor para futuros cargos. Será que os candidatos seriam tão inocentes assim? – todo mundo duvida, mas, de vez em quando a mentalidade de alguns prega peças em todos. Sabe-se lá, é esperar para ver… Se caso isso ocorra, o candidato será motivo de piada e deverá enfiar a viola no saco, e abandonar de vez a política. Uma, duas, três vezes já é muito, a quarta, seria chacota…

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.