Palácio dos Bandeirantes adere a campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas

Ação é alusão ao Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, sábado (30)

Com o objetivo de conscientizar e promover um debate público sobre o enfrentamento e o combate ao tráfico de pessoas, durante toda esta semana, as fachadas do Palácio dos Bandeirantes, da Secretaria da Justiça, da Secretaria de Desenvolvimento Social, entre outros órgãos públicos ficarão azul, em alusão a Campanha da ONU Coração Azul.

A Ação marca o Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, marcado para sábado (30). Seguida em vários países, a iniciativa foi criada pela ONU e desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

No Brasil, desde 2009, o Governo do Estado de São Paulo participa de ações sobre o tema. Em 2014 tornou-se o representante da Rede Nacional de Núcleos e Postos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas junto ao Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

A campanha busca sensibilizar, despertar a solidariedade com as vítimas e encorajar a sociedade a participar do combate a este tipo de crime. É considerado tráfico de pessoas toda forma de recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de seres humanos mediante o uso da força, de formas de coação, de fraude ou engano, ou de abuso de autoridade, incluindo a aceitação de pagamentos ou benefícios pela entrega da pessoa sobre a qual tenha autoridade.

As ações podem acontecer para vários fins, como exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, extração de órgãos humanos e adoção ilegal.