A cidade de Santo André marcou seu nome na história do esporte ao receber na tarde do dia 23 seu maior símbolo: a Tocha Olímpica. Depois de desfilar pelas ruas do município de São Caetano do Sul, foi a vez dos andreenses verem de perto a chama olímpica. Com um percurso de 7 km, o ponto de partida do trajeto foi a Av. Dom Pedro II. Em seguida, passou pelas principais ruas do Centro até chegar ao Parque Central, por volta das 16h onde foi recepcionada por cerca de 15 mil pessoas.
De mão em mão, a tocha passou pelas mãos de 32 condutores, sendo Eduardo Braghirolli, muito conhecido por sua paixão pela cidade e pelas equipes que a representam em competições esportivas; Ignez Awada, do Rotary Club andreense, presidente da FEASA e também conhecida pelo trabalho voluntário que desenvolve em instituições beneficentes; e, Adauto Domingues, atleta semifinalista dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988 na prova dos 3.000 metros com obstáculo, da qual também é tetra campeão Sul-Americano e bi-campeão Pan-Americano, indicados pelo município, enquanto que os demais pelo Comitê Olímpico Brasileiro (C.O.B.) e pelos patrocinadores do evento.
Para recepcionar a tocha foi preparada uma grande festa. No Parque Central, um cordão humano, formado por estudantes e professores das escolas públicas municipais, bem como participantes de programas da Prefeitura, como o Caminhando para a Saúde, Pé no Parque, entre outros, fizeram a recepção, que seguiu até a Concha Acústica do parque. No local, houve evolução com bandeiras e apresentação da Orquestra Infantil, ambas com alunos da Rede Municipal de Ensino.