Bispo de Santo André vistoriou as intervenções acompanhado do prefeito Luiz Marinho; ele também conheceu a Central de Reciclagem da cidade
Acompanhado do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o bispo de Santo André, dom Pedro Carlos Cipolini, visitou o túnel subterrâneo da Rua Jurubatuba, que conduzirá a água de chuva do Rib. dos Meninos ao reservatório em construção no Paço Municipal.
As intervenções do Drenar foram iniciadas em 2014 em diversos pontos da cidade. O túnel começou a ser escavado em junho do ano passado. Ao todo são 80 homens trabalhando 24h por dia, divididos em três turnos. A estimativa é de que as escavações fiquem prontas até o fim do ano. Cerca de mil pessoas já visitaram as obras do túnel.
A Prefeitura estuda a possibilidade de iniciar uma quarta frente. Uma dessas frentes segue da Alameda Glória (Poço 1) em direção ao terminal rodoviário (Poço 2), a outra, no sentido contrário, e, a terceira, do terminal em direção ao reservatório do Paço. A quarta frente seguiria do reservatório na direção do terminal de ônibus.
Em junho, a empresa que toca a obra iniciou, no piscinão do Paço, a construção do chamado emboque, cavidade de cerca de 6 metros de diâmetro por onde passará água vinda do túnel da Jurubatuba.
A galeria por onde passará a água do piscinão – com capacidade para armazenar 190 milhões de litros – que seguirá para outro ponto do Ribeirão dos Meninos, na Avenida Lauro Gomes, já está pronta.
Antes da visita ao túnel, Marinho detalhou aos visitantes o conjunto de obras do Drenar e citou como exemplos a canalização, no Rudge Ramos, dos córregos Ipiranga, Vivaldi e Helena e mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem. Tais obras já estão concluídas.
No mesmo bairro, o reservatório Jacquey também já está pronto e em operação, a exemplo do Tanque das Mulatas (com capacidade para armazenar 20 milhões de litros) e a galeria na Rua Warner, que reforça o sistema de drenagem do Jardim Hollywood e conduz as águas da chuva ao Córrego Ipiranga, cuja obra de retificação foi concluída em dezembro de 2015. A canalização do córrego Pindorama (Jordanópolis) já está 93% pronta.