João Baptista Dalcin (à direita) chegou ao Brasil, acompanhado de seu pai, em 28 de julho de 1877, na primeira leva de imigrantes italianos. Estava, na época, com 19 anos, mas teve que retornar à Itália aos 21 para prestar o serviço militar obrigatório. Na imagem, está acompanhado do seu filho Celeste Dalcin. Foto do início do século passado.

Pais são homenageados pela Fundação Pró-Memória em exposição virtual

Para celebrar o Dia dos Pais (segundo domingo do mês de agosto), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove, desde o dia 1º de agosto, a mostra virtual Aos pais, eterna admiração. A exposição ficará em destaque no site da instituição (www.fpm.org.br) até o dia 31.

Por meio de imagens do Centro de Documentação Histórica, a exposição apresenta momentos formais e outros mais descontraídos, em fotos tiradas em diferentes locais da cidade.

No Brasil, o Dia dos Pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário dos Estados Unidos, a data foi planejada pelo publicitário Sylvio Bhering. O objetivo era associar o dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, à comemoração, uma vez que a população brasileira era constituída predominantemente por católicos, na época. Por motivos comerciais, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto. Mais informações sobre a exposição pelo telefone 4223-4780.