Um dia antes das eleições (01/10), prefeito Paulo Pinheiro publica a portaria nº 32.211, que estabelece a guarda e a destinação final de documentos (eliminação) vinculados ao gabinete do prefeito e agora dados financeiros somem de site.
Assim que sofreu a já previsível e merecida derrota nas eleições municipais, o prefeito municipal Paulo Pinheiro, tirou do site oficial – Portal da Cidadania – todos os pagamentos feitos pela Municipalidade nos exercícios 2014, 2015 e 2016, descumprindo claramente o art. 8° da Lei de Acesso à Informação que obriga os órgãos e entidades públicos a publicar na internet informações públicas de interesse do cidadão e da coletividade em geral.
A verdade é que a cambaleante Administração tenta impedir que a população saiba o que está acontecendo com as contas municipais e o tamanho do rombo que vai deixar para o prefeito eleito administrar.
Segundo um aliado bem próximo ao prefeito José Auricchio é esperado que o novo prefeito encontre um rombo nas contas de mais de 300 milhões, mas garante: “se acham que o Auricchio vai ficar sentado na cadeira chorando e dizendo que não faz nada porque o prefeito anterior deixou dívidas, vão se surpreender, ele vai mostrar como é que se administra uma cidade mesmo com dívidas.”
Na realidade, o prefeito nunca cumpriu a Lei na sua integralidade, sempre omitindo os contratos, escondendo diversos processos licitatórios seletivamente, não divulgando os processos onde houve dispensa da licitação e, principalmente, complicando o quanto pode o acesso aos salários pagos ao funcionalismo usando a artimanha de publicar em forma de lista somente o número das Matrículas dos funcionários e, quanto aos nomes, o acesso somente por pesquisa individualizada.
Não obstante todas essas irregularidades, o site mostrava até o inicio do mês corrente, os pagamentos que foram efetuados pela Administração Municipal, porém, todos esses dados foram tirados do site para que, obviamente, o cidadão não tenha acesso a movimentação financeira da Municipalidade neste lastimável fim de gestão.
Saúde
A área da Saúde segundo comentários é a mais problemática, tendo em vista que as compras são todas pontuais e não estão sendo quitadas e muito menos os gastos lançadas nos balancetes mensais, o que pode causar muitos transtornos para a próxima administração, bem como para o atual responsável da pasta.
Transição
A administração Paulo Pinheiro ainda não respondeu nenhum dos dois ofícios enviados pelo prefeito eleito José Auricchio para ter inicio a transição de governo no município. O respeito a lei parece não ser o forte da equipe do prefeito Pinheiro, enquanto isso, muitos dados financeiros da prefeitura estão sendo retirados do site oficial, bem como, segundo portaria publicada em jornal diário, muitos documentos também estão sendo descartados porque não tem mais serventia para o gabinete do prefeito.