Conforme estudo publicado nesta semana pela revista Exame, edição 1124, elaborado pela consultoria Urban Systems, identificando as cidades acima de 100.000 habitantes com as melhores condições para realização de negócios, São Caetano do Sul foi eleita a 2º melhor cidade do Brasil.
Barueri (SP) foi a primeira colocada no estudo, São Paulo (SP) ficou em terceiro lugar, seguido por Paulínia (SP), Vitória (SC), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Campina (SP), Santana do Parnaíba (SP), e Valinhos (SP) na décima posição. Outras 90 cidades são listadas no estudo, o qual analisou 28 indicadores voltados às questões sociodemográfica, educação, financeiro, transporte e infraestrutura.
São Caetano vem crescendo no ranking das melhores cidades para se investir em negócios; em 2014 estava situada na 7º posição do estudo; em 2015 obteve a 4º posição; e neste ano só perdeu a liderança para Barueri (SP) por uma pequena diferença de 0,71 pontos referente ao critério de desenvolvimento econômico, especificamente no saldo de criação de empresas.
Um dos pontos positivos de São Caetano, analisado no estudo, foi no critério de baixos homicídios por arma de fogo, a cada cem mil habitantes, e domicílios servidos com coleta de esgoto; enquanto no aspecto negativo foi identificado saldo de empregos com ensino superior e crescimento populacional.
A revista Exame destacou: “as cidades que apareceram bem nas duas edições anteriores do ranking da Urban Systems continuam no pelotão de elite. Esse é o caso de São Caetano do Sul, do ABC paulista, e das capitais Vitória e Florianópolis – respectivamente segunda, quinta e sétima colocadas. Elas são consideradas ilhas de excelência na prestação de serviços públicos diante da média brasileira e ostentam vitalidade econômica, fatores que costumam ser um chamariz para os investidores. ”
As cidades mais promissoras concentram-se no Sudeste e no Sul do País – as regiões somam três quartos do ranking. Das 100 melhores cidades para fazer negócio no Brasil, 40 ficam no Estado de São Paulo, sendo destaque São Caetano do Sul.
Elísio Peixoto é presidente da Associação dos Amigos de São Caetano do Sul