Evento na UFABC teve como objetivo debater a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo
O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participou na manhã desta quinta-feira (17) do Seminário “A Metrópole que queremos”, no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento, cujo objetivo é debater a elaboração do Plano Diretor Regional do ABC (PDR-ABC) e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo, é realizado por meio de parceria com as prefeituras de São Paulo e de Guarulhos.
Durante o seminário, foi apresentado um breve resumo do diagnóstico recém-elaborado pelo PDR e pelo PDUI, documentos que apresentam diretrizes para enfrentar os problemas metropolitanos em questões como mobilidade, meio ambiente, habitação e desenvolvimento econômico. A elaboração do PDUI teve início em 2015, com coordenação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, entidade que, desde maio, tem Luiz Marinho como presidente.
“Apesar da minha breve passagem de pouco mais de seis meses na presidência do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, conseguimos perceber que existem várias possibilidades de construir uma estrutura de governança capaz de movimentar esta grande metrópole no presente e no futuro, com a participação de todos. Neste período, produzimos, aprendemos e vimos que há muito mais a ser feito nos próximos anos”, destacou Marinho.
Ao longo de 2017, as diretrizes definidas até o momento deverão ser transformadas em um Projeto de Lei para apreciação da Assembleia Legislativa estadual. Porém, de acordo com Luiz Marinho, para avançar na construção de políticas públicas de escala metropolitana, será necessário “o governo estadual partilhar e compartilhar o poder que, hoje, está extremamente concentrado em suas mãos […] O ano que vem também será marcado pelo novo cenário e novos prefeitos nas gestões municipais. Consideramos importante que se apresente, se debata e se compreenda tudo aquilo que foi construído até aqui. E construído conjuntamente pelos diversos entes públicos presentes na metrópole”.
A mesa de encerramento do Seminário será às 17h desta quinta-feira. No decorrer do dia, movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs), universidades, entidades sindicais, do setor empresarial, entre outros segmentos vão debater o conteúdo do PDR-ABC e do PDUI.