O Vereador e Líder do Governo na Câmara Municipal de São Caetano do Sul solicitou em seu projeto de lei que todos os hospitais, bem como, clínicas que realizem o exame de mamografia ofereçam e disponibilizem protetor de tireoide durante o exame.
Segundo o Vereador, a dose de radiação para a tireoide durante uma mamografia é baixa, porém de acordo com a afirmação da Associação Médica é importante que as unidades de saúde tenham este protetor para disponibilizar.
Para as mulheres que já têm problema com a tireoide, a não utilização deste protetor tende a prejudicar ainda mais, pois, é muito frequente a ocorrência de nódulo tireoidiano em pacientes com história de radiação fornecida por conta dos exames de mamografia e radiologias dentárias.
De acordo com diversos mastologistas, este protetor isola a glândula tireoide e diminui o risco de câncer. Porém em muitos casos, os médicos são orientados a não usarem o colar, para diminuir os custos destes locais, o que não é recomendado, pois, as clínicas e os hospitais devem sempre estar preparados para oferecer o melhor para os seus pacientes.