Zoológico Municipal de São Bernardo inaugura recinto da Lontra e da Onça

O Zoológico de São Bernardo inaugurou no último dia 26 o Recinto da Lontra e da Onça, no Parque Municipal Estoril, além de melhorias em diversos espaços e implantação da sinalização turística. A atividade marca o terceiro ano, neste mês, do Estoril como unidade de conservação ambiental. O evento foi prestigiado pelo público, por um grupo de escoteiros da Billings e secretários municipais. Ao longo do dia foi realizada programação especial.

Os espaços foram ocupados por duas onças pardas fêmeas e uma lontra, que podem ser apreciadas pelos visitantes. Outra novidade ocorreu no recinto das aves, que agora ficam soltas em um grande viveiro com entrada permitida aos visitantes. Porém, o acesso deve ser cuidadoso para não agredir os bichos. Eles não podem ser alimentados e nem tocados.

Os dois filhotes de onças pardas foram levados para o zoológico, há pouco mais de um ano, pela Defesa Civil de Rio Grande da Serra. Os animais foram capturados em sítio naquele município. Já o filhote macho de lontra foi encontrado pela fiscalização ambiental de São Bernardo em 2014 e levado para o zoo.

O trabalho desenvolvido no Zoológico é recuperar os animais e devolvê-los a seu habitat natural, mas este objetivo somente é concretizado se os bichos estiverem completamente recuperados.

Grande parte dos animais é proveniente de apreensões realizadas pela fiscalização ambiental da Prefeitura, Guarda Municipal Ambiental, Polícia Militar, entre outros, tanto em São Bernardo como em municípios vizinhos.