Jorge Salgado propõe projeto de lei para garantir a saúde dos alunos da Rede Municipal de ensino

O vereador e Líder do Governo na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, Jorge Salgado, solicitou a capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino, a fim de prestar atendimento emergencial aos alunos com diabetes e epilepsia.

Tal projeto de lei tem como objetivo estabelecer que toda unidade escolar da rede municipal ofereça profissionais capacitados para prestar atendimento emergencial a crianças e adolescentes com diabetes e epilepsia.

Como se sabe, a diabetes é uma doença que aumenta a quantidade de glicose no sangue. A queda da taxa de glicose (açúcar no sangue) pode ser causada por excesso de insulina, excesso de exercícios físicos ou ainda pouca alimentação.

Deste modo, Jorge Salgado afirma que é de suma importância o monitoramento da frequência da glicose para evitar problemas como desmaios, convulsões e outros. Vale ainda lembrar, que tanto a diabetes como a epilepsia são conhecidas como “doenças silenciosas”, pois as crianças e adolescentes acometidas por estas doenças não apresentam os sintomas do diagnóstico.

No que se refere à epilepsia: é doença neurológica crônica caracterizada por crises epilépticas recorrentes. Uma crise convulsiva ocorre quando um grupo de neurônios no cérebro envia descargas elétricas excessivas a outros neurônios do cérebro. Portanto, profissionais capacitados para atender situações emergenciais podem fazer muita diferença no atendimento.