Bairro Homero Thon em Santo André, ganha nova creche

Unidade, que será administrada pela entidade assistencial Lar de Maria, vai atender 150 crianças em período integral

No dia 30 de janeiro, uma segunda-feira, 150 crianças, com idade até 5 anos e 7 meses, vão começar a frequentar em período integral a nova creche Pedro Cia/Lar de Maria – unidade IV, localizada no bairro Homero Thon. A unidade foi entregue em cerimônia que aconteceu na terça (13) com a presença do prefeito Carlos Grana e do presidente do Lar de Maria, entidade assistencial que vai administrar a creche, Adriano Tanganeli. O prédio foi construído pela Construtora Brookfield como contrapartida pela autorização para a obra do Shopping Atrium e dos condomínios residenciais e de escritórios do entorno.

“Essa é uma experiência inovadora, pois é uma creche em um prédio da Prefeitura com execução de uma empresa do terceiro setor. E por isso, é também uma responsabilidade muito grande, pois se der certo pode ser implementada em outras creches ou escolas”, destacou o prefeito Carlos Grana. O prefeito reforçou que a parceria é fundamental para a entrega de mais uma unidade que foi pensada para ser um ambiente direcionado ao desenvolvimento educacional, e não apenas um espaço onde os pais deixam seus filhos enquanto trabalham. Grana lembrou que quatro outras creches com este perfil foram entregues nesta gestão, e outras seis estão em construção. Destas, três estão em fase de conclusão.

Para o secretário de Educação, Gilmar Silvério, o bom relacionamento da Prefeitura com as entidades assistenciais por meio da Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) foi muito importante para o estreitamento de relações com o Lar de Maria, o que resultou na parceria. “Normalmente a Prefeitura administra as próprias creches, mas o custo é muito alto e as receitas públicas estão caindo. Mas não poderíamos inviabilizar o funcionamento, ao querer que o espaço seja administrado pela secretaria de Educação. Então firmamos parceria com o Lar de Maria, que já é uma das nossa entidades conveniadas”, explicou Silvério.