O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr., recebeu no Palácio da Cerâmica o presidente do Comitê Olímpico e Esportivo da Romênia (COSR), o ex-esgrimista Mihai Covaliu, Carmen Trocan, diretora de Relações Internacionais do COSR; Ovidiu Grecea, cônsul geral da Romênia e o professor George Legmann, intermediador do encontro.
Os integrantes da comitiva estão no Brasil para uma série de encontros, dentre eles com Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e com Marco Polo Del Nero, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e visam trocar informações de como funciona o cooperativismo entre os governos municipais, estaduais e federais com relação ao esporte, com apoios de empresas privadas ao esporte por meio de leis de incentivo fiscal.
No encontro, foi dada a largada para uma parceria com relação às partes estrutural-político-esportiva. “Estivemos aqui em São Caetano para conhecer o Centro de Treinamento BM&F Bovespa, em novembro do ano passado, e nos foi dito que aquele centro tinha sido construído à época da gestão do prefeito Auricchio. Então retornamos para termos mais detalhes de como isso foi conquistado”, explicou Grecea.
O Centro de Treinamento de Atletismo BM&F BOVESPA, no Bairro São José, foi construído numa parceria público-privada e foi entregue em 2012, a partir de um contrato de comodato para exploração do espaço por 20 anos.
“Fiz questão de conhecer o prefeito Auricchio. Ouvi que o senhor fez muito pelo Esporte, já foi secretário de Estado e também ajudou muito por conta do Centro de Treinamento (BM&F Bovespa), o que contribuiu e muito para que brasileiros conquistassem medalhas nas Olimpíadas (Rio-2016)”, completou Covaliu.
Intercâmbio
José Auricchio, aproveitou o encontro para ressaltar que já está em contato com o pessoal da BM&F para construir um alojamento para atletas paralímpicos no local, que já possui condições técnicas de receber tais eventos. Além disso, o prefeito tem interesse na criação da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que visa dar continuidade à tradição esportiva da cidade.
Judô, atletismo e ginástica artística são modalidades distintas entre São Caetano do Sul e a Romênia, e tal semelhança pode resultar em um intercâmbio entre dirigentes, treinadores e atletas, o que foi proposto pelo presidente do Comitê Romeno, Mihai Covaliu. “Como lá os esportes principais são judô, ginástica e atletismo, assim como as principais modalidades aqui também são estas, esperamos a visita de todos em nosso país”, disse o cônsul Grecea.
Em contra partida Cavaliu, convidou palestrante da cidade para visitar a Romênia e propagar os ideais esportivos brasileiros que são diferentes dos de seu país, onde o Estado não investe no esporte.