Todos os secretários e funcionários graduados da prefeitura participaram do curso

Secretários municipais em busca de eficiência se adaptam às novas leis

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou curso de capacitação para secretários e diretores, com duração de um dia e meio. O conteúdo tratou principalmente sobre novas legislações que ampliam as responsabilidades dos secretários e visam maior transparência e eficiência na gestão pública.

O curso, ministrado pela Capacite Treinamentos foi voltado para explanações sobre a nova Lei 13.019/2014, que trata sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e as leis de licitações e contratos. Realizado em dois dias no auditório do DAE (Departamento de Água e Esgoto) o prefeito José Auricchio Júnior explicou que o objetivo é dar mais ferramentas de modernização para a administração pública.

“Vamos modernizar e profissionalizar a Prefeitura. Pois com desorganização, o serviço público perdem em qualidade, em custos e no atendimento à população”, afirmou o prefeito. O atual momento de dificuldade financeira pela qual passa a cidade foi tratado por Auricchio como um desafio aos servidores. “Dentro dessa dificuldade, nós ganhamos experiência e vivência. É um grande aprendizado e um desafio, para que cheguemos vitoriosos no final”, concluiu.

Em sua explanação o secretário da Fazenda, Jefferson da Costa, convocou todas as secretarias para os esclarecimentos das leis e apoio nas revisões de contratos e procedimentos licitatórios. “A Silvia (secretária de Planejamento e Gestão) e eu estamos à inteira disposição. É preferível gastar tempo agora do que socorrê-los depois”, disse Costa.

Repercussão

“É uma atividade importante, primeiro porque promove o convívio entre os servidores e permite dar uma cara homogênea à administração, e segundo por aprimorar a performance profissional de cada um. Essa atualização sobre a legislação, sobretudo a que regulamenta a formulação de convênios, é extremamente necessária”. Silvio Minciotti, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedert).

“Este curso tem a intenção promover uma conduta única dos servidores, dando muita atenção à transparência no trato com o dinheiro público. Além disso, é uma ação marcante, por se tratar de capacitação profissional na administração pública, algo extremamente raro”. Rodrigo Toscano, secretário de Governo (Segov).

“Essa capacitação é fundamental, pois a lei que torna o secretário um ‘ordenador de despesas’ muda o sistema de gestão e gera mais responsabilidades. Nada mais sensato do que estarmos capacitados para tal”. Beto Vidoski, secretário de Esporte e Turismo (Seest).

“Seria ótimo se tivéssemos cursos como este a cada seis meses, inclusive de outras matérias. É uma atividade que recicla os mais antigos de administração pública e prepara os que estão chegando”. Iliomar Darronqui, secretário de Serviços Urbanos (Sesurb).

“Essa capacitação é fundamental. Nesse atual cenário nacional complicado, com novas legislações e clamor por transparência, nós técnicos começamos a nos apropriar de fato dessas questões relacionadas à administração orçamentária e afins”. Janice Paulino César, secretária de Educação (Seeduc).

“Hoje aumentou-se a responsabilidade do gestor, aumentou-se a segurança no trato com o dinheiro público. Então precisamos estar bem preparados. É uma lei que veio para ficar”. Cristiano de Freitas Gomes, secretário dos Direitos da Pessoa Deficiência.

“Esse curso é o caminho para entrarmos em uma nova era, para trabalharmos com a transparência que o prefeito pede, busca e exige. Minha sugestão é que esse tipo de capacitação fosse constante, até com uma pauta prévia para fazermos um estudo antes”. Ana Paula Demambro, diretora da Fundação das Artes.

“Essa interação dos secretários e diretores é importante para criar uma união na administração”. Sandro Fortunato Casini, engenheiro da Sesurb.