Todo serviço contratado pelo poder público, autarquias, prefeituras e secretarias, tem de haver empenho de verba para quitar o serviço depois de executado, por que a Justiça através da Lei da Transparência, obriga as autoridades a fazê-lo evitando que contas fiquem acumuladas de um ano para outro e não permitir que empresas levem calote. Mas parece que fizeram isso na administração passada e alguns artistas estão cobrando por serviços executados e finalizados em setembro de 2016. Onde foi parar o empenho da verba para pagar o serviço? – alguém em breve terá de responder na justiça, visto que é dinheiro público. Será que foi devolvido o empenho de verba? – se alguém o fez, cometeu crime de responsabilidade e deverá ser punido. Quem sabe a justiça resolva esta pendenga em breve. Afinal, os artistas querem receber e a administração não pode pagar. Quem fez a lambança, que resolva!
Sem uniformes e kits escolares
Depois das lambanças de muitas licitações em São Caetano durante quatro anos, nada mais justo, os alunos da cidade ficarem sem kits e materiais escolares, afinal, a prefeitura não é obrigada a dá-los a ninguém. Em muitas cidades tanto o uniforme como material escolar são pagos pelos pais de alunos, e ninguém reclama. Por que aqui tem de ser diferente? – em outras épocas, ninguém tinha este benefício e viviam felizes, e a indústria de tecelagem funcionava direitinho. Hoje não tem mais essa indústria, por conta da compra de uniformes pela prefeitura e ainda a população reclama. Em tempos de crise, como anda a cidade e o país, nada mais justo dividir o ônus com a população que só sabe reclamar!
Bairro a Bairro, o recomeço!
Mais uma edição do Bairro a Bairro aconteceu em São Caetano no último final de semana. O primeiro de muitos outros que irão acontecer durante os próximos quatro anos, para o desespero dos ex-mandatários da cidade, que não perdem a oportunidade de reclamarem de tudo, mesmo que não tenham direito a nenhum benefício. Faz parte do jogo democrático. Mas tem muita gente ainda que não percebeu que acabou algumas mamatas que tinham em órgãos públicos e querem tumultuar, tipo: Criar fato para virar notícia – não respeitando quem ganhou nas urnas democraticamente. Um dia eles aprendem…
Eder – Paz e Amor!
O ex-vereador comunista, quer ter uma vida tranquila nos próximos dois anos, ou mais, visto que já avisou à seus amigos que não quer nenhuma celeuma contra a atual administração. Agora ele é Paz e Amor. Teria algum motivo específico, ou o ex-vereador está aprontando alguma coisa. Só quem o conhece, sabe que ele fala mas não cumpre nada. Foram inúmeros questionamentos na justiça e de repente, para tudo, não quer saber de mais nada relativo ao atual prefeito, que combateu com unhas e dentes nos últimos doze anos. Muito estranha a declaração do ex-vereador. Vai ver que ele almeja algum carguinho, e se ficar quietinho, ganha um lugarzinho. Será?
Comissões da Câmara, são todas da oposição
Nas primeiras duas sessões da nova Legislatura da Câmara de São Caetano, foram eleitos os membros das comissões de Justiça e Redação que será presidida pelo vereador Carlos Seraphim, vice Sueli Nogueira e os vereadores Jander Lira, Edison Parra e Olyntho Voltarelli; – e a de Finanças e Orçamento será presidida pelos vereadores Sidnei Bezerra, vice Chico Bento e membros, os vereadores Cesar Oliva, Eduardo Vidoski e Marcel Munhoz.
As duas comissões ficaram nas mãos da oposição que com certeza fará o melhor pela cidade, mesmo não estando no poder. A divisão de poderes no Legislativo não ocorreu, e agora a população terá de cobrar postura ainda mais firme dos vereadores para que eles aprovem projetos de interesse da população e da cidade e não só deles, participando ativamente das sessões às terças-feiras a partir das 17 horas.
UniMais volta no segundo semestre
Depois de passar por uma total remodelação do ensino, contratação de professores especializados, o UniMais, que oferece universidade gratuita a pessoas da Terceira Idade de São Caetano, será retomada no segundo semestre de 2017, é o que a Secretaria de Educação do município está anunciando depois de ouvir reclamações de parte da população. Segundo comunicado da Secretaria, o projeto UNiMais foi descaracterizado nos últimos anos e por isso, não pode ser retomado imediatamente nos moldes a que a deixaram. A reestruturação se faz necessária, além da oficialização de convênio entre a prefeitura e a USCS, que irá selecionar professores e profissionais qualificados no trato com a Terceira Idade depois da perda de referência.
Carta de Transparência
Ainda continua rendendo o assunto “Carta de Transparência” que o Observatório Social de São Caetano quer que a população da cidade engula, como se fosse o único meio de saber sobre o que a prefeitura faz e desfaz com o dinheiro público. Liderada por ex-funcionários da administração de Paulo Pinheiro, acreditam que tem poder suficiente para interferir e contestar o que o atual prefeito vai fazer nos próximos quatro. Somos a favor da transparência “SIM”, mas não reconhecemos estes senhores para nos representar, pois o Observatório Social do Brasil, ao qual são ligados repudia claramente o envolvimento político na entidade, o que é o caso destes senhores.
OAB agora é contra?
Desde o dia 07/02/2017, quando o sr. Camilo Bohm deu entrevista ao Jornal Valor Econômico dizendo que fez e desfez em São Caetano, quando na verdade foi feita pelo Jornal Imprensa ABC, estamos contestando a transparência que o OS-SCS quer para o município. Não seria mais elegante os dirigentes da OAB nos parabenizarem por alertar a população, em vez de simplesmente agora recriminar o OS pelo uso de seu selo? – Esperamos que não seja só uma manobra, para tirar o foco sobre a OAB que apoiou irrestritamente os membros do OS.
O que há por trás da retirada de apoio da OAB ao OS-SCS
Segundo comentários, a retirada e o repúdio por parte da OAB-SCS segundo o seu diretor, Dr. Roberto Barbato, já que eles fizeram parte da elaboração da “Carta de Transparência”, seria algum acordo que fizeram com o ex-prefeito visto que o presidente da OAB era muito próximo dele, e poderá ser cancelado agora? – Será, foram os inúmeros questionamento do jornal Imprensa que fizeram eles recuarem? – Só a diretoria da OAB sabe.
Pedido atendido e olha no que deu…
A Associação Comercial de São Caetano, e os comerciantes da rua Santa Catarina tanto fizeram que conseguiram a liberação de estacionamento para a população se beneficiar do comércio central da cidade. Mas, não adiantou nada, os próprios comerciantes utilizam os espaços para clientes para deixarem seus veículos o dia todo no local. A partir das 07:30 horas dos sábados já não existe mais vagas na citada via, que não deveria permitir que veículos ali estacionados permanecessem por mais de 1 hora cada um. Se os comerciantes acharam que estavam levando vantagem quando conseguiram este intento, se enganaram, porque os clientes agora irão ficar mais distantes da citada rua. Que as autoridades antes de liberarem estacionamento gratuito e sem Zona Azul para beneficiar quem realmente precise, certifique-se que quem utilizará é a população e não os comerciantes e seus funcionários. Fica a dica.
Negativo e Positivo
Atitudes boas as vezes tem duplo final para a administração pública. É o caso da liberação da praça Lauro Gomes no centro de São Bernardo pelo prefeito Orlando Morando. Depois de quase 30 anos de ocupada por ambulantes, Morando tirou todas as barracas do local, deixando indignados todos os permissionários que tinham licença para trabalhar no local. De acordo com o prefeito, essa é uma promessa de campanha, “devolver a praça a população” e a revitalizar por completo o local. A atitude por uma lado é louvável, enquanto que Morando ganhou inúmeros opositores que estão questionando sua atitude. O importante também é que, a cidade de São Bernardo vai ganhar mais um espaço de lazer bem no coração da cidade.