Jorge Salgado iniciou sua militância política em 1970, no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), onde atuou ao lado dos ex-prefeitos por três mandatos Walter Braido e Luiz Tortorello, responsáveis por conduzir grandes progressos em São Caetano do Sul. Foi eleito vereador em 2000 e reeleito em 2004, 2008 e 2012, exercendo quatro mandatos.
Em 1997 assumiu a Presidência do Ipasm (Instituto de Previdência e Assistência Social Municipal), onde firmou convênios de atendimento clínico para os funcionários públicos, entre outras ações relevantes. Valorizou e organizou a instituição, chegando a ser aclamado pelos conselheiros e contribuintes como um de seus melhores presidentes.
No mesmo ano assumiu a Presidência da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Caetano, dando um importante impulso na qualidade social e cultural da entidade. Promoveu a ampliação da policlínica (com novos serviços e convênios) e das oficinas de trabalhos pedagógicos; a construção das piscinas do centro de reabilitação em hidroterapia; a criação do laboratório de informática, em parceria com o Instituto Tecnológico GM, entre outros.
Com Jorge Salgado na Presidência, a APAE recebeu as seguintes premiações: Certificado de Qualidade ISO 9002; Prêmio Desempenho; Certificado junto ao CDC de Atlanta – EUA (controle de qualidade do laboratório); Prêmio Bem Eficiente (auditoria internacional); Credenciamento pelo Ministério da Saúde como SRTN – Serviço de Referência em Triagem Neonatal – Estado de São Paulo. Também atua, desde 2004, de forma efetiva junto à Federação Estadual das APAES, na Presidência da Regional.
Jorge Salgado teve diversos projetos de leis aprovados em sua trajetória na Câmara Municipal, criou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; aumentou de 120 para 180 dias a licença maternidade das servidoras públicas; reduziu duas horas na jornada de trabalho de funcionários públicos com filhos com necessidades especiais; e criou a Lei da Ficha Limpa de São Caetano, para que todos os cargos públicos municipais sejam preenchidos por pessoas que não tenham problemas com a Justiça.
Sempre com muita garra, determinação e uma grande administração, Salgado continua com atendimentos em seu escritório político, situado na Rua Amazonas 2.226, e segue com inúmeros projetos em prol das famílias de São Caetano do Sul.