Atividades em sala de aula com lousa digital

Escolas municipais de São Caetano participam do Dia Mundial da Água

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a um abastecimento adequado. Isso significa dizer que essas pessoas não têm à disposição pelo menos 20 litros diários de água a uma distância de até um quilômetro. Considerando a escassez, a entidade criou o Dia Mundial da Água, em 1992, e, desde então, a data ganha importância a cada ano.

Em São Caetano do Sul, as escolas municipais (62 escolas e mais de 19 mil alunos), participaram do Dia Mundial da Água. Cada escola, no entanto, teve sua própria celebração da data comemorativa, de acordo com a faixa etária de seus alunos. A EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza, no Bairro Santa Paula, por exemplo, conta com cerca de 400 alunos do Fundamental I (1º ano ao 5º ano) e realizou atividades de conscientização quanto ao uso racional da água, desde desenho e colagem até aulas específicas com a utilização de lousas digitais.

“Toda data comemorativa ou temática é trabalhada pelas escolas de forma interdisciplinar, com projetos voltados para o tema específico, de acordo com a matéria que pede o projeto. O mais importante é que todas as propostas, independentemente da disciplina, é o retorno que elas têm dos alunos. Além disso, é a conscientização com relação ao meio ambiente e à preservação da natureza”, explica Janice Paulino César, secretária de Educação.