Serra visita constantemente equipamentos de Saúde

Sto. André quer ampliar Saúde da Família

Em vistoria realizada na USF Jd. Sorocaba, prefeito e secretária avaliaram aumento da cobertura do Programa na cidade

Em suas constantes visitas aos equipamentos de Saúde de Santo André, desde o início de sua gestão, o prefeito Paulo Serra, tem por objetivo conhecer a realidade de cada local e identificar melhorias a serem feitas na pasta.

Acompanhado sempre da secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, – Serra esteve na Unidade Saúde da Família do Jardim Sorocaba, para conhecer e avaliar o aumento da cobertura da Estratégia Saúde da Família, em todo o município.

O planejamento da Pasta é, neste ano, ampliar a atuação do programa para 35% de cobertura e 68 equipes. Em 2018, para 50% de cobertura e 98 equipes, em 2019, para 70% e 138 equipes e em 2020, chegar a 85% de cobertura e 168 equipes.

“Possuímos uma cobertura da Estratégia Saúde da Família de apenas 25% no município, queremos ampliar essa porcentagem. Exemplo disso, é o estudo que estamos fazendo de instalar no prédio da Rua Coronel Agenor de Camargo uma unidade dentro desse programa. Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, as instalações dos equipamentos da rede de urgência e emergência não ficam da maneira mais adequada estando muito próximos uns dos outros e com a ampliação da Saúde da Família e toda a alteração dessa utilização do equipamento de saúde daremos uma utilidade e atenção melhor à população, num local que hoje está ocioso”, comentou a secretária de Saúde. No caso da unidade vistoriada, duas equipes de ESF, com 12 agentes no total, atendem cerca de 10 mil pessoas e está sobrecarregada. A ideia é inserir pelo menos mais uma equipe para atendimento da área.

Outra mudança possível para o equipamento é a instalação de um consultório odontológico para atender as demandas da região e desafogar os atendimentos das unidades próximas, como a do Pq. João Ramalho. “Pensamos em instalar a sala onde hoje funciona a farmácia, que por sua vez, irá para a área frontal do espaço, assim os pacientes poderão retirar medicamentos sem ter que atravessar a unidade”, completou. Em média, a USF Jd. Sorocaba atende mensalmente 10.800 pessoas, sendo a maior parte, 6.500, para retirada de medicamentos na farmácia.