Inauguração da EMEI José Auricchio em fevereiro

J. Auricchio detalha situação financeira, apresenta realizações e anuncia projetos

Nesses cem dias de governo, destaques para a secretaria Sesurb que se esmerou para limpar a cidade

A situação financeira do município de São Caetano, bem como o balanço dos 100 primeiros dias da administração e as realizações até o momento, serão apresentados na próxima segunda-feira dia 10 de abril, juntamente quando serão anunciados os projetos futuros da cidade.

A apresentação acontecerá no teatro Paulo Machado de Carvalho, na Alameda Conde de Porto Alegre, 840 – Bairro Santa Maria.

No início do ano, diante de uma situação de crise financeira – tanto pela conjuntura econômica do país quanto pela condição dos recursos públicos municipais, foram adotadas várias medidas de contenção de despesas. Entre elas, devolução de carros, exonerações, reavaliação de contratos e contingenciamento de 21% do orçamento, e pagamentos pontuais atrasados das férias e duas parcelas do abono dos educadores relativas a 2016; parcelas do AEC, projeto Viva Arte, bandas e fanfarras e débitos com fornecedores.

Nesse mesmo período da tomada de medidas austeras, foram feitas realizações importantes nesses 100 dias. Uma delas foi a inauguração da EMEI José Auricchio, uma moderna escola que ajudou no desafio de solucionar o déficit de vagas no ensino infantil, a entrega da revitalização do Poliesportivo Joaquim Cambaúva, o retorno do programa Bairro a Bairro e Bairro Seguro, até da criação do Diário Oficial Eletrônico e a colocação em prática de projetos da Secretaria de Inclusão Social, com abertura de 650 vagas de trabalhos a pessoas com deficiência.

Na área da Saúde, a que estava mais estagnada uma das principais ações é a realização do Intensivão de Saúde, um programa que visa zerar as filas de exames, consultas e algumas cirurgias acumuladas desde 2016. O programa está em andamento e já fez mais de 3,3 mil atendimentos médicos até o momento.

A Secretaria de Serviços Urbanos realiza, entre outros trabalhos, o programa de zeladoria “Embeleza São Caetano”, com manutenção de praças e espaços públicos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico organizou o seminário internacional Cidade 4.0, apontando caminhos futuros para a cidade, além de buscar novas empresas para o município, trazer um posto do Sebrae e oferecer programas de emprego e capacitação. A Secretaria de Cultura retomou a agenda com parcerias com o Governo do Estado, como o Pontos MIS (cinema) e o Circuito Cultural Paulista (dança e teatro).