Projeto de Jorge Salgado que beneficia estudantes de São Caetano do Sul é aprovado!!!

Na semana passada, Jorge Salgado, teve seu projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de São Caetano do Sul; O projeto prevê a disponibilização de armários escolares individuais aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O transporte de material escolar por crianças e adolescentes em mochilas, pode causar sérios danos à saúde. Ao longo dos anos, comprova-se que o peso exagerado das mochilas escolares gera uma sobrecarga mecânica no corpo dos estudantes. O material muito pesado leva a criança a fazer um esforço além do que ela poderia suportar.

Estudos que investigam a postura corporal bem como a coluna vertebral têm mostrado uma clara associação entre a carga das mochilas e a resposta corporal. Crianças, especialmente as mais jovens, adquirem mecanismos compensatórios em relação à postura corporal com cargas acima de 10 (dez) a 15% (quinze por cento) do seu peso corporal correspondente. O excesso de peso nas mochilas é um problema que carrega, além das dores nas costas, consequências irreversíveis em longo prazo para crianças, como escoliose idiopática infantil, que mesmo sendo congênita pode ser agravada por estes maus hábitos, além de cifose, lordose da coluna lombar, escoliose, artrose precoce e má postura.

Por todos esses motivos, Jorge Salgado garante que a aprovação desse projeto solucionará muitos problemas e preservará ainda mais a saúde das crianças e adolescentes.

A instalação de armários nos corredores ou nas próprias salas de aula servirá para que o aluno possa guardar o material didático em segurança, levando para casa somente o material indispensável às tarefas que tiver de realizar para o dia seguinte. Com uma programação adequada, o aluno poderá manter o peso ideal de sua mochila ao carregar somente o material necessário e evitar o sobrepeso que possa danificar sua saúde.