Evento, que é gratuito e aberto à população, contará com a participação de atletas olímpicos e destaques do esporte nacional
A Liga do Desporto Universitário de Lutas, que abrirá o calendário nacional 2017 da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), desembarca em São Caetano do Sul com atletas de peso competindo. O medalhista olímpico Maicon Andrade, bronze no taekwondo na Rio 2016, é um dos que brigará pelo ouro na Liga Nacional deste ano. O lutador tentará novamente o feito de 2015, quando foi ouro na edição nacional universitária e garantiu a vaga para a Universíade, que aconteceu em julho daquele ano, na Coreia do Sul.
A competição será realizada no Instituto Mauá de Tecnologia, parceira do evento, entre os dias 13 e 15 de abril, com entrada gratuita. Além do taekwondo, a população poderá ainda assistir aos embates de judô, karatê, luta olímpica e as novidades jiu-jitsu e kung fu/wushu, que passam a ser também contempladas na LDU de Lutas.
“Tínhamos um pleito antigo dos atletas de jiu-jitsu para que a modalidade fizesse parte dos eventos da CBDU. Amadurecemos e consolidamos a competição, e agora é um momento importante, onde incluímos as duas lutas, que ficam em definitivo no nosso calendário”, explicou o presidente da CBDU, Luciano Cabral.
Seletiva para a Universíade
A Liga do Desporto Universitário de Lutas será seletiva para o segundo maior evento esportivo do planeta, a Universíade de Verão, que este ano será realizada em China Taipei, entre 19 e 30 de agosto. Fazem parte das seletivas o judô, o taekwondo e o kung fu/wushu, que, além de se tornar modalidade permanente no calendário universitário nacional, também passa a ser modalidade oficial do programa da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU).
A Liga do Desporto Universitário de Lutas é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Instituto Mauá de Tecnologia.