São Bernardo Contra a Dengue zera proliferação da doença

Prefeitura apresenta balanço da campanha sem o registro de ocorrência do vírus; em 2016, foram confirmados 1.234 casos, sendo 897 autóctones

Três meses depois de lançar o programa “São Bernardo Contra a Dengue”, de maneira pioneira na região, a Prefeitura de São Bernardo apresentou uma nova realidade no número da proliferação da doença no município: zero ocorrências de casos autóctones e apenas seis importados de outras cidades, durante o período de verão. Em 2016, o município registrou 1.234 casos de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), sendo 897 autóctones.

Em apresentação dos números, o prefeito Orlando Morando, o secretário da Saúde, Dr. Geraldo Reple e o Diretor do departamento de Vigilância Sanitária e Proteção à Saúde, Dr. Wagner Kuroiwa, atribuíram o sucesso da campanha ao trabalho dos agentes de setor realizado em parceria com a sociedade. “A participação da população foi essencial para o sucesso desta campanha. Com o trabalho dos agentes, conseguimos conscientizar os munícipes de que a prevenção é o melhor caminho para evitar qualquer tipo de epidemia”, explicou Morando.

O chefe do Executivo ressaltou ainda que o programa de combate à dengue disponibiliza mais de 1.000 profissionais da Saúde. Entre os meses de janeiro a abril, esse grupo realizou 295.940 visitas em diversos bairros do município. Nestas abordagens, foram localizados e eliminados cerca de 365 mil focos da doença.

Com a chegada do inverno, a tendência é que os casos de dengue diminuam ainda mais por conta da baixa temperatura. Porém, a Prefeitura de São Bernardo vai continuar investindo no combate e acima de tudo no bem-estar da população. Todo o dinheiro que foi economizado será investido na Saúde do município.

Apesar de a conscientização ser uma responsabilidade de todos os cidadãos, Dr. Geraldo informou que a campanha do próximo ano será iniciada ainda em 2017.

“Vamos começar a campanha a partir do mês de setembro. Nós temos um grande desafio e os resultados desse ano irão servir como meta para os próximos anos. Não podemos deixar a dengue dominar o nosso município e, por isso, o nosso principal objetivo é combater o mosquito e eliminar qualquer possível foco da doença,” enfatizou.